"A VELHA MÃE DA LURDINHA" Conto de: Flávio Cavalcante

A VELHA MÃE DA LURDINHA

Conto de:

Flávio Cavalcante

Era um dia de sol no sertão quando Dona Maroca, conhecida por todos como a velha mãe da Lurdinha, resolveu sair de casa para o mercado da cidade. Dona Maroca era famosa não só pelo jeito engraçado de andar, com seu andador mais torto que estrada de terra, mas também pela sua dentadura, que ela considerava o "tesouro" que a fazia parecer, segundo ela, "uma verdadeira moça de 18 anos".

Só que, naquele dia, um contratempo sério se armou. Enquanto Dona Maroca caminhava, uma vontade avassaladora de espirrar começou a coçar seu nariz. Ela segurou, apertou, fez cara feia, mas foi impossível. E então, veio o espirro:

– AAAATCHIM!

Nesse instante, a dentadura da velha mãe da Lurdinha voou longe, passando por cima da cabeça de uns meninos que jogavam bola e caiu direto dentro do chafariz da praça. Aquela dentadura tinha jeito próprio: boiava sorrindo, como se estivesse debochando da dona Maroca.

Desesperada, Dona Maroca gritou:

– Minha gente! Minha preciosidade, minha juventude! Quem vai buscar a danada da dentadura pra mim?

Um senhor tentou ajudar com um galho de árvore para pescar a dentadura do chafariz, mas nada de alcançar. Nisso, o povo já começava a juntar em volta, e alguém gritou:

– Dona Maroca, a senhora tá parecendo uma pirata sem baú, procurando o tesouro perdido!

Foi só risada pra lá e pra cá, mas Dona Maroca estava determinada. Pediu uma rede de pescar peixe, pegou um banquinho, subiu e quase caiu dentro do chafariz junto com a dentadura.

De repente, quem aparece pra resolver a situação? Lurdinha, a filha, que de longe já vinha rindo da cena. Ao chegar, ela gritou:

– Mainha, que palhaçada é essa? De novo perdeu os dentes?

Com muita paciência, e depois de quase meia hora de luta, Lurdinha conseguiu resgatar a dentadura sorridente de dentro do chafariz. Ao devolver, Dona Maroca enxugou a peça no vestido, colocou de volta e deu um largo sorriso, cheio de orgulho e dentes.

E lá se foi ela, rindo junto com a turma que assistiu o espetáculo, contando que, da próxima vez, ia comprar uma dentadura com cordinha pra não perder mais a juventude. E assim, Dona Maroca ficou conhecida como a velha mãe da Lurdinha que, até no espirro, fazia a cidade inteira se divertir.

Flávio Cavalcante

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 19/03/2025
Código do texto: T8289569
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.