João e Sam: amigos verdadeiros.

*João e Sam: amigos verdadeiros.* A amizade entre Jesus e o apóstolo João apresenta uma profundidade espiritual e uma conexão de amor e lealdade que ecoa, de certa forma, na amizade entre Frodo e Sam na trilogia O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien. Embora uma seja histórica e espiritual e a outra fictícia, ambas retratam uma entrega profunda ao outro, marcada por sacrifício, apoio e confiança.

Na Bíblia, vemos que João era chamado de “o discípulo a quem Jesus amava” (João 13:23), o que sugere uma proximidade especial entre os dois. João esteve presente em momentos cruciais da vida de Jesus, como na última ceia (João 13) e aos pés da cruz (João 19:26-27), onde Jesus confia a João o cuidado de sua mãe, Maria. Essa confiança e intimidade mostram a profundidade do vínculo entre eles, fundamentado em um amor que se doa, simbolizando o próprio ensinamento de Cristo sobre a amizade verdadeira: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida pelos seus amigos” (João 15:13).

Já na trilogia O Senhor dos Anéis, a amizade entre Frodo e Sam é forjada na jornada para destruir o Anel, uma missão cheia de perigos e sacrifícios. Sam é incansável no apoio a Frodo, mesmo quando as forças de Frodo vacilam. Em muitos momentos, Sam carrega o amigo, tanto emocional quanto fisicamente, como quando diz: “Eu não posso carregar o anel por você, mas posso carregar você” (O Retorno do Rei). A lealdade de Sam é inabalável, e ele permanece ao lado de Frodo até o fim, assim como João permaneceu com Jesus até os momentos finais de sua vida terrena.

Ambas as amizades refletem o valor do amor sacrificial. Assim como João viu em Jesus a verdadeira essência do amor ao estar com Ele em sua hora mais escura, Sam reflete uma devoção similar em sua jornada com Frodo, recusando-se a abandonar o amigo mesmo quando tudo parece perdido. Essa lealdade mútua aponta para uma verdade que ultrapassa a ficção e a história: uma amizade verdadeira se expressa na prontidão de ir até o fim pelo outro, independentemente do custo.

*Vasco Toledo*

Vasco Toledo
Enviado por Vasco Toledo em 19/11/2024
Código do texto: T8200106
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.