OS CINCO CEGOS E O ELEFANTE

Numa pequena cidade da Índia, viviam cinco homens sábios que eram cegos. Muitas pessoas vinham de todas as partes do país para ouvirem seus conselhos sobre os mais diversos assuntos.

Com o passar do tempo, surgiu entre eles uma rivalidade, pois cada um se julgava mais sábio do que os outros quatro. Quando se encontravam, sempre havia uma discussão sobre um tema qualquer e, via de regra, toda vez discordavam.

O mais velho dos cinco cansou-se daquela querela absurda e decidiu evitar contato com os outros.

Certa vez, um rico comerciante do lugarejo comprou um elefante. Para comemorar a opulenta aquisição, convidou os cinco sábios para a festa.

Aqueles homens nunca haviam tocado num animal daqueles. Estavam curiosos e ansiosos para matarem a sua curiosidade.

No dia da festa, o primeiro sábio entrou no recinto onde estava o elefante e tocou-lhe a barriga. Disse para os outros três:

- Puxa, este animal é muito forte! Sua barriga parece uma muralha!

O segundo sábio replicou, segurando as presas do bicho:

- Estás errado! Ele é fino e pontudo! Parece uma lança de guerra!

O terceiro sábio riu dos outros dois. Respondeu, segurando as orelhas do elefante:

- Meus amigos, quanta bobagem! Este animal é flexível como uma cortina!

O quarto sábio não se omitiu. Falou aos outros três, apalpando o rabo do quadrúpede:

- Estão todos dementes! Este animal é fino e delgado como uma cobra!

E assim ficaram por algum tempo, discutindo sobre quem estava certo.

Finalmente, chegou o quinto sábio. O mais velho e mais prudente.

Vinha acompanhado pelo filho do rico comerciante que o conduziu até o recinto onde estava o elefante.

Lá chegando, ouviu a discussão dos colegas.

Pediu ao menino que o conduzia que desenhasse no chão do pátio da casa, a figura de um elefante e fosse lhe explicando cada parte do animal.

Tateando a tosca figura desenhada pela criança e ouvindo suas explicações, o sábio compreendeu que seus colegas estavam certos e errados ao mesmo tempo.

E com um ar de ironia disse para si mesmo:

- Como são tolos os homens quando se deparam com a verdade. Tocam e apalpam uma parte, imaginam que é o todo e continuam cada vez mais tolos!

Há três pontos de vista para uma questão. O seu, o meu e o correto. Provérbio Chinês

Não tenho medo de mudar de opinião, pois não tenho medo de pensar. Blaise Pascal

2010

Hélder Sena de Sousa
Enviado por Hélder Sena de Sousa em 09/11/2024
Código do texto: T8193151
Classificação de conteúdo: seguro