O VELHO E A TERRA
Estava um dia o velho, sentado em uma pedra à beira de um riacho, vendo a água passar, e imaginando que aquela água correndo ligeiro, era como a vida dele que tinha passado em passos tão breves, em curvas tortuosas e sem pestanejar.
Em volto na solidão, e com o olhar distante, a tristeza tomava conta de todo o seu ser, o deixando cada vez mais cabisbaixo e sem esperanças.
A tristeza o envolvera totalmente e ele só sentia culpa e vontade de sumir. Até que sentiu alguém lhe cutucar.
Num susto, ele despertou de seus pensamentos lastimosos, e virou-se para a pessoa olhar.
Seus olhos se cruzaram com uma criança que lhe sorria sem parar, e ele desconcertado e sem entender, o que aquela menina fazia ali no meio do nada, foi logo a lhe perguntar:
- O que fazes aqui pequenina, nesta mata tão fechada e íngreme, com quem você está?
Ela aumentou o seu sorriso e deu um grande abraço nele e falou:
- Está se sentindo melhor? – novamente um sorriso e um olhar radiante e singelo.
Ele sentiu um conforto no coração e disse:
- Sim garotinha, o seu abraço me deixou bem melhor. Parece que te conheço.
A doce menina o olhou com ternura, sentou-se ao seu lado e falou:
- Sim, me conheces. Por anos, me maltratou, me bateu, me fez sofrer e chorar, pois achavas que me destruir te tornaria rico e poderoso. Mas, você se arrependeu, viu que nada te fez feliz. E hoje, veio pensando em dar fim a sua vida. Mas, agora que entendestes como sou importante, não deves partir. Te perdoei, então, agora lute por mim, pelos meus rios, mares e lagos; pelas minhas montanhas e morros; pelos meus desertos e florestas; pela minha fauna e flora.
Ele a olhou atordoado e entendeu que ela era a Terra, e depois de todo mal que ele lhe causara, ela estava dando uma nova chance de recomeçar e tornar o mundo melhor.
E abrindo um grande sorriso, ele a abraçou e disse: Sim, estou pronto para essa nova luta. Finalmente, entendi o quanto és importante minha mãe Terra. Desculpa.