"Reflexos do Tempo: Um Encontro Entre Passado e Futuro"
Nêrilda, sentada sozinha em seu quarto, sentiu algo diferente naquela tarde. Uma nostalgia a envolveu, como se todas as lembranças dos últimos dez anos viessem à tona. Foi quando notou um brilho ao seu lado, uma luz suave, que aos poucos tomou forma. Diante dela estava... ela mesma. Dez anos mais jovem, em 2014, ainda cheia de sonhos e desafios.
Nêrilda (2014): O que está acontecendo? Quem é você?
Nêrilda (2024): Calma... sou você. Ou melhor, sou quem você vai ser em dez anos. Sente-se aqui comigo, vamos conversar.
Nêrilda de 2014 hesitou, mas logo sentiu uma estranha familiaridade. Era como se estivesse olhando para um espelho, mas um espelho que refletia não apenas o rosto, mas toda a alma.
Nêrilda (2014): Como é possível? Dez anos? Então... você sabe tudo sobre mim... e sobre o que está por vir?
Nêrilda (2024): Sim, sei. E por isso estou aqui. Sei que você carrega muita coisa no coração, que às vezes é difícil enxergar o futuro em meio a tantas frustrações.
Nêrilda (2014) suspirou, pensando no peso daquele ano. Ela havia acabado de terminar seu curso técnico em eventos, um sonho realizado, mas um novo capítulo a aguardava com o início do curso superior em Turismo. Tudo era novo e desafiador. Estava animada, mas a insegurança pesava.
Nêrilda (2014): Lembro bem desse ano. Tantas coisas novas e, ao mesmo tempo, me sentia perdida. Eu me esforçava para sorrir, para motivar os outros, mas havia dias em que eu só queria... sumir. Mesmo assim, eu postava mensagens de otimismo, como um lembrete para mim mesma. Será que tudo isso fez alguma diferença?
Nêrilda (2024) sorriu com ternura.
Nêrilda (2024): Fez, sim. E muito. Aqueles pequenos lembretes que você escrevia foram como âncoras nos dias mais difíceis. Haverão muitas dificuldades, perdas, momentos de dor que você nunca imaginou enfrentar, mas, ao mesmo tempo, esses pequenos gestos de otimismo vão sustentar sua força.
Nêrilda (2014): Sei que tenho que ser forte, mas... algumas decepções realmente me machucaram. Aquela história com Luís Marcelo e Gabriel ainda dói. Me preparei tanto, fiz planos, e depois, do nada, recebi aquela ligação cancelando tudo. Fui humilhada. Perdi minha conexão com eles por meses.
Nêrilda (2024) fechou os olhos, relembrando a dor daquele momento como se fosse ontem.
Nêrilda (2024): Lembro bem disso. Foi uma decepção imensa. Mas, sabe, você vai superar. Essa experiência vai ensinar você a se reinventar e a assumir uma nova postura. Quando você finalmente reencontra a dupla, será uma pessoa transformada – alguém que já não é mais a fã magoada, mas uma profissional que sabe o seu valor.
Nêrilda (2014): Será? Eu me sinto tão... pequena agora.
Nêrilda (2024): E ainda assim, essa pequena vai se tornar uma mulher resiliente. Você vai perder pessoas queridas, passar por momentos de solidão, mas também vai descobrir sua própria força. Muita coisa vai mudar. Você se formará, seguirá em frente em sua carreira, mas também enfrentará grandes despedidas. Nossa mãe... – ela engoliu em seco – ela não estará mais com a gente em 2018.
Nêrilda (2014): Minha mãe? Não... – sua voz tremeu, as lágrimas vieram sem controle.
Nêrilda (2024): Eu sei, dói muito. E ainda dói, mesmo depois de anos. Ela será uma das maiores perdas da nossa vida. E isso nos fará questionar tanto... Mas haverá aprendizado até mesmo na dor. Em meio a tantas perdas – como a pandemia que nos tirou o tio João, a tia Olívia, a tia Maria... – você vai entender a importância de cuidar de si mesma, de valorizar cada momento.
Nêrilda (2014) olhou para o próprio reflexo, absorvendo cada palavra. Ela nunca havia imaginado passar por tudo isso, e uma tristeza imensa tomou conta de seu coração.
Nêrilda (2014): Como você lida com tanta dor?
Nêrilda (2024): Com amor. O amor que temos por nós mesmas e pelos outros. Nossos doze gatos, por exemplo, vão ser uma fonte de alegria e de companhia. Vamos nos dedicar à escrita, à nossa comunidade. Vamos criar projetos que tragam sentido. E, mesmo quando tudo parecer sombrio, vamos encontrar luz nas pequenas coisas.
Nêrilda (2014): E quanto ao futuro? Há felicidade?
Nêrilda (2024) sorriu com doçura: Haverá. Teremos momentos de alegria e decepções, mas a felicidade virá das coisas que construímos. Sabe, é um misto de tudo. A vida nos ensina a ser fortes, e seremos. Vamos aprender a enfrentar nossa própria ansiedade e a valorizar o presente. E, acima de tudo, a entender que, independentemente de tudo, nossa força está dentro de nós.
Nêrilda (2014) respirou fundo. Era difícil processar tantas informações, mas, aos poucos, uma paz foi tomando conta de seu coração.
Nêrilda (2024): Agora, não se preocupe demais com o que está por vir. Apenas viva cada momento. Ame, perdoe, chore se for preciso, mas não deixe de sorrir. Ah, e sobre a dupla... vai perceber que a decepção de hoje abrirá espaço para algo maior no futuro. Confie em si mesma e siga em frente.
Com lágrimas nos olhos, Nêrilda de 2014 sorriu. Ela sabia que tinha um caminho longo e doloroso pela frente, mas, de alguma forma, sentia-se mais preparada.
A luz suave ao redor de Nêrilda de 2024 começou a desaparecer. Ela sussurrou uma última mensagem para a jovem que ficava para trás.
Nêrilda (2024): Lembre-se, nós somos mais fortes do que imaginamos. Nos veremos em cada desafio superado.
Quando a luz se apagou, Nêrilda de 2014 ficou ali, sozinha, mas agora com um novo brilho nos olhos. Ela não sabia exatamente o que o futuro lhe reservava, mas estava pronta para enfrentar cada passo com coragem e amor.