Baiano Alto Astral

Em abril de 2000, Vanessa tinha apenas 15 anos, mas sua curiosidade e sua paixão por descobertas a levavam a explorar o mundo além de sua pequena cidade no Ceará. Numa tarde qualquer, ela entrou em uma banca de revistas. Em meio às prateleiras cheias de revistas coloridas e livros chamativos, seus olhos se fixaram em uma revista de classificados. Ela a comprou, sem saber que estava prestes a embarcar em uma história que mudaria sua vida.

De volta ao seu quarto, com o sol do fim da tarde iluminando a capa da revista, Vanessa começou a folhear. A revista estava dividida em seções como "Amizades" e "Namoro". Entre os anúncios de amizades, um nome chamou sua atenção: Baiano Alto Astral. O nome tinha algo de especial, algo que a fez sorrir. Curiosa e sentindo um misto de coragem e empolgação, decidiu escrever uma carta.

"Oi, Baiano Alto Astral, meu nome é Vanessa. Eu sou uma menina cearense que gosta de escrever, ouvir músicas e conhecer novas histórias. Quem sabe não podemos ser amigos?"

Dias depois, chegou a resposta. Era uma carta cheia de energia e simpatia, como ela imaginava que ele seria. Ele se chamava Marcelo, tinha 21 anos, era da Bahia, e tinha uma visão alegre sobre a vida. A partir daí, começaram a trocar cartas, primeiro como bons amigos. Mas com o tempo, Vanessa começou a sentir seu coração bater mais forte cada vez que via o nome dele escrito em tinta azul no envelope.

O tempo passou, e as cartas se tornaram uma constante em sua vida. Ela começou a criar montagens, colagens e pequenas artes para ele, expressando sua admiração e seu carinho. Anos se passaram, e o mundo mudou, mas eles continuaram em contato. Vanessa cresceu, e, com a chegada do Facebook, Marcelo pediu para que ela o ajudasse com seu perfil, postando algumas fotos e as montagens que ela tanto gostava de fazer. Ele confiou nela a senha de sua conta, o que a fez se sentir mais próxima ainda.

Certo dia, enquanto organizava as fotos, ela tropeçou em uma conversa particular que ele tinha esquecido de apagar. O conteúdo da mensagem era algo que ela não esperava. Em poucas palavras, a suspeita de que Marcelo fosse gay fez seu coração desabar. Ela sentiu o peso de anos de uma paixão que, naquele momento, parecia impossível.

Em desilusão, Vanessa decidiu se afastar de Marcelo. Era um sentimento complexo: por um lado, ela não podia apagar a amizade que tanto significava para ela; por outro, a paixão não correspondida a fazia sofrer.

O tempo passou, e a amizade que construíram ainda estava lá, intacta e resistente. Um dia, com o coração mais leve e sem as expectativas do passado, Vanessa decidiu voltar. Ela o procurou, pronta para deixar o passado para trás e valorizar a amizade, sem as barreiras que antes criara em seu próprio coração.

Marcelo ainda era um mistério para ela em muitos aspectos, mas agora isso pouco importava. Ele era o Baiano Alto Astral, seu amigo de sempre. Mesmo à distância, com ela no Ceará e ele na Bahia, mantiveram a amizade viva, uma amizade que sobreviveu ao tempo, às desilusões e, mais importante, às expectativas.

E assim, Vanessa aprendeu que o amor pode mudar de forma, e que algumas amizades são verdadeiras joias que brilham mesmo nas sombras das nossas próprias ilusões.

Nêrilda Lourenço
Enviado por Nêrilda Lourenço em 02/11/2024
Código do texto: T8188209
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.