W/O
- Você uma chata! Não posso fazer nada. Você nem escuta direito e responde que não.
- Educar é isso. Infelizmente preciso colocar limites, nem sempre vou poder dizer o que você gostaria de ouvir. Não é fácil para mim te educar, trabalhar o dia todo, cuidar da casa, pagar as contas e tentar dar conta de tudo sozinha. Se eu só falasse sim não estaria te preparando para a vida. Aqui no prédio, na escola, no parque aqui perto de casa, em todos lugares há regras.
- As mães dos meus amigos são legais.
- Elas parecem legais, conviver todo dia com alguém é muito diferente. Aqui somos só nós dois, você em doze anos, eu tenho quarenta. Estamos juntos o tempo todo, menos enquanto você está na escola. E outra, não dá para comparar a vida confortável da maioria das mães dos seus amigos com a minha de trabalhadora autônoma que fica o dia todo dentro do escritório, em casa. Tem mais, cada família tem seus acordos, estrutura e condição financeira. O lado difícil, as brigas,os nãos, a rotina sem graça, isso te garanto, ninguém conta. Você é inteligente, está crescendo e vai perceber que nas redes sociais ou na vida real as pessoas mostram só parte boa , um recorte pequeno de tudo o que acontece. Nossa família sou eu e você. Sem rede de apoio. Seus avós partiram cedo, infelizmente.
- Insuportável ouvir você repetindo toda hora mesma coisa.
- Lidar com nossas limitações e com as dos outros é difícil. Escutar um não dói. Eu já tive sua idade e também tinha vontade de fazer milhares de coisas. Tento não discutir com você, que é quem eu mais amo na vida. Sou mãe solo e você sabe bem disso. Estou ao mesmo tempo tentando dar conta da minha carreira, de você, da casa, das contas, dos seus estudos, de mim mesma, arrumando algum tempo para fazer terapia online e namorar. Quando posso pago uma diarista para ajudar a limpar a casa. Tento acertar, mas nem sempre consigo. Nas nossas conversas saiba que tento buscar as melhores palavras para dizer o que preciso falar sem te magoar, explicando meus motivos, dizer o que penso, respeitar seu temperamento, sem explodir, mesmo muitas vezes querendo berrar. No fim do dia estou exausta, filho, sem vontade de fazer nada, mas tiro forças nem sei de onde e cuido de você, faço nossa janta, leio algumas páginas de um livro antes de desmaiar na cama.
- Se meu pai estivesse aqui as coisas seriam di-fe-ren-tes, tenho certeza.
- Não sabemos querido, ele simplesmente decidiu não entrar no jogo. Foi embora quando você tinha alguns meses de vida, não deixou endereço nem telefone.