"A GRANDE CORRIDA: DEVAGAR E SEMPRE" Conto Infantil de: Flávio Cavalcante
A GRANDE CORRIDA: DEVAGAR E SEMPRE
Conto infantil de:
Flávio Cavalcante
Era uma vez uma grande floresta onde todos os bichos decidiram organizar uma corrida. Animais rápidos como a lebre, o gavião e a onça estavam ansiosos para competir, enquanto os mais lentos, como o caracol e o bicho-preguiça, sabiam que seria uma tarefa difícil. Mesmo assim, todos foram convidados a participar.
No dia da corrida, todos os animais se alinharam. O caracol, com sua casinha nas costas, olhou para o bicho-preguiça e suspirou: – Acho que não temos chance, amigo. Eles são muito rápidos.
O bicho-preguiça, com seu jeito calmo e um sorriso preguiçoso, respondeu: – Não se preocupe. Vamos no nosso tempo, sem pressa.
Quando o galo anunciou a largada, os bichos rápidos dispararam. A lebre corria, a onça saltava pelos arbustos, e o gavião voava alto. Enquanto isso, o caracol mal tinha se mexido, e o bicho-preguiça ainda estava se espreguiçando. Os outros bichos riam, pois acreditavam que a corrida já estava ganha pelos mais ágeis.
Mas algo estranho aconteceu no meio do caminho. A lebre, tão confiante em sua velocidade, decidiu parar para descansar debaixo de uma árvore. A onça foi distrair-se caçando borboletas, e o gavião voava tão alto que se perdeu de vista.
Enquanto isso, o caracol e o bicho-preguiça continuaram firmes em sua jornada. Eles não se preocupavam com a pressa dos outros, apenas seguiam em frente, devagar e sempre. O caracol avançava com paciência, e o bicho-preguiça balançava calmamente de galho em galho, sem se preocupar com o tempo.
Aos poucos, os animais rápidos começaram a perceber que haviam perdido tempo demais. A lebre acordou com um susto, a onça percebeu que tinha se distraído demais e o gavião, ao voltar ao caminho, ficou chocado ao ver o caracol e o bicho-preguiça na frente!
Com todos correndo para tentar alcançar a linha de chegada, o caracol e o bicho-preguiça se mantiveram tranquilos. Eles não eram rápidos, mas não desistiram em nenhum momento. E assim, quando os animais rápidos perceberam, já era tarde demais.
O caracol e o bicho-preguiça chegaram juntos à linha de chegada, exatamente ao mesmo tempo. Todos ficaram espantados! Como poderia ser?
O caracol, com um sorriso tímido, disse: – A lição que aprendemos hoje é que não é sempre o mais rápido que ganha, mas quem nunca desiste.
O bicho-preguiça, balançando calmamente, concluiu: – Às vezes, a pressa só nos faz perder o caminho. Devagar e sempre, chegamos lá.
E assim, naquele dia, o caracol e o bicho-preguiça mostraram que a paciência e a determinação podem superar qualquer obstáculo, mesmo em uma corrida contra os mais velozes da floresta.
Flávio Cavalcante