"O GAROTO DE PAQUETÁ" Conto de: Flávio Cavalcante
O GAROTO DE PAQUETÁ
Conto de:
Flávio Cavalcante
Havia um pequeno vilarejo na ilha de Paquetá onde todos conheciam o garoto de sorriso radiante, chamado Mateus. Ele era um menino simples, de família humilde, mas que sempre irradiava alegria por onde passava.
Um certo dia, uma grande tempestade assolou a ilha, deixando muitas casas danificadas e famílias desabrigadas. A família de Mateus não foi exceção, e eles perderam tudo o que tinham. Apesar disso, o garoto nunca perdeu o brilho nos olhos e continuou ajudando como podia, mesmo em meio às dificuldades.
Com o passar do tempo, a comunidade se uniu para reconstruir o vilarejo. Mateus, mesmo sendo jovem, se destacava pela sua disposição em ajudar os outros. Ele organizava mutirões de limpeza, distribuía alimentos e consolava aqueles que estavam abalados pela perda.
Um dia, enquanto ajudava a reconstruir a escola local, Mateus encontrou uma caixa antiga enterrada nos escombros. Dentro dela, havia livros antigos e um diário escrito por um morador antigo da ilha. Nos relatos, o antigo morador descrevia como a comunidade sempre se unia nos momentos difíceis e como a solidariedade era o verdadeiro espírito de Paquetá.
Ao ler aquelas palavras, Mateus sentiu uma conexão profunda com aquele homem do passado e percebeu que ele também poderia fazer a diferença na vida das pessoas, assim como aquelas histórias o inspiraram.
Com o tempo, o vilarejo se recuperou, e Mateus se tornou uma figura querida por todos, lembrado não apenas pelo seu sorriso, mas também pela sua bondade e empatia. Ele se tornou um exemplo de como a força da comunidade e a generosidade podem transformar vidas, e o garoto de Paquetá deixou um legado de esperança e solidariedade para as futuras gerações.
Flávio Cavalcante