PARECE DIÁRIO TALVEZ ATÉ SEJA

PARECE DIÁRIO TALVEZ ATÉ SEJA

No diário de uma pessoa bem jovem, se vê coisas corriqueiras, descoberta da vida, problema familiares que começam, choque de geração, muitas vezes pequenos romances surgindo na vida do escritor.

Já após 70, como dizia uma Tia, aqui no interior tem muito passarinho e de manhã eles incomodam muito para dormir, e muitas pessoas tem o desconforto de sons que incomodam a dormir.

A verdade que quando coisas boas como os cantos dos pássaros incomodam a dormir é por que o sono é insuficiente para dormir.

Sempre fui madrugador, sempre brinquei que levantava cedo e que era para tirar leite, coisas da roça, seja para tirar leite, ou para pegar o “eito”, talião, pedaço de chão separado para a tarefa do dia, o ideal é fazer boa parte do serviço antes do dia clarear, do sol esquentar muito, dai rende, e quem assim age, normalmente são pessoas que dormem cedo, muitos vão para a cama dormir antes das 18 horas e já estão preparados após 02:00 horas da madrugada.

Para tirar leite, as vacas nestes horários a partir das 02:00 horas da manhã estão bem preparadas para produzir leite, estamos falando de país tropical, Brasil, tropico de capricórnio, na altura de São Paulo, pois existe regiões no mundo que o dia é diferente como na Groelândia que tem um quarto do ano só de dia, sem noite e depois um quarto do ano só de noite sem dia, onde logicamente o comportamento do madrugador deverá ser diferente.

Estão quando digo que sou madrugador, cresci na roça, onde o dia começa cedo, era ainda só cafezais, era um grotão chamado Anhumas (que na linguagem indígena Tupi quer dizer barrocão, que apesar da bancarrota de 1929, apesar da segunda guerra, o monopólio do café continuou até a década de 1960, quando eu já tinha meus 10 anos idade que ainda morava na roça.

Tinha uma fazenda numa das alturas do barrocão chamada de fazenda do SINO, e é por que o despertador do Bairro, era um sino que tocava as 05:00 horas da manhã, hora que todas deviam começar a correr o terço para os cafezais, ou até estarem começando as tarefas, logicamente quem trabalhava por tarefa, salaminho ou não, 12,5 por 12,5 braças (2 metros) em quadrado, com o fim da tarefa de carpa tirada já podia dispensar a capinagem e ir para casa para continuar por mais alguns serviços como tratar dos bichos, preparar alguma coisa para o dia seguinte começar novamente de madrugada, antes das 05:00 horas.

Quanto ao leite, como disse pode se começar um pouco mais cedo, principalmente na modernidade que a energia elétrica chegou, e a noite vira dia com a iluminação pública.

Mas voltando ao madrugador, mesmo morando na cidade a partir dos 10 anos, e morando próximo a uma área verde de uns 3 a 5 hás, com uma nascente na cabeceira, e um lago abandonado e assoreado, com mata que parece virgem, pois já reservada deste pelo menos 1958 quando o loteamento foi aprovado, e ainda com os ambientalista que procuram lugar para sempre plantar mais um arvore, virou floresta e apesar de ser feito uma trilha para caminhar entre elas, até iluminada para os noturnos, é uma verdadeira floresta e é onde existe um grande poziu de aves e até macacos e outros animais, é uma área de mata, de proteção, ideal para a vida selvagem, silvestre.

Estou morando ao lado e portanto sujeito ao som dos bichos e eles tem seus horários, a sabiá laranjeira, começa a cantar sempre 30 minutos antes do amanhecer, e sempre é meu alerta de que o dia vai clarear em meia hora, loga vem outras aves a cantar, em volta da casa entre 50 e 100 metros da área verde, vem os tizius, coleirinhas, papa-capim, logo cedo regozijar o amanhe cimento do dia, e por volta de uma a duas horas após o amanhecer, em algum período do ano próximo das 7:00 horas, vem as maritacas, normalmente em bandos de 10 as 50, e fazem suas algazarras em alto som, que mesmo para aqueles que estão com sono ainda, poderão se sentir incomodado com os barulhos, como dizia a tia.

Os macacos normalmente fazem seus sons de uao, uao no fim da tarde e assim ao lado da mata, e co com nascente, onde as mesmas poder ter suas vidas sustentadas, não sei bem quando a alimentação, nem a cadeia alimentar, mas de qualquer forma, seja para poziu noturno somente, ou como lugar casa, onde se vive a bicharada fazer barulho estridente todos os dias.

Assim o madrugador, que não está na roça a muito tempo, apesar de uma vez por mês cruzar o estado até o triangulo mineiro em mais de 500 km, para viver de um a quatro dias na fazenda onde a vida realmente começa cedo, mas aqui não o madrugador tem que procurar atividade e dai a internet, que é a janela para mundo, trazendo o mundo até nós, que permite pesquisar, ler, trabalhar a distância, permite que os serviços de computador e de datilografia, ou digitação do dia possa começar a fluir já dentro das primeiros horas do dia e aqui estou eu, sempre lendo, pesquisando, escrevendo minhas petições, contratos, vendo os processos do judiciários, ou os processos de vida, atualizando quanto as atividades que vai rolar durante o dia, como se fosse um planejamento, uma antecipação dos problemas que durante e no meio do dia não daria tempo de fazer, por que tem os atendimentos de pessoas, reuniões pessoais, virtuais, telefônicas e em um dia normal, mesma para um velho aposentados, sempre são em torno de 50 a 100 contatos, seja pessoal, por mensagem, ou por comunicação pessoal para resolver os mais diversos problemas sejam locais, regionais, interestaduais, isto mesmo, com a comunicação o mundo se tornou próximo, embora uma vez por mês, haja o deslocamento físico há mais de 500 km para o triangulo para conviver pessoalmente, visualmente respirando o ar do rio Araguari, no dia a dia vamos longe pela internet resolvendo problemas pessoais, de clientes pela região e as vezes até do outro lado do planeta como já aconteceu algumas vezes.

Assim ser madrugador é antecipar os trabalhos do dia, mesmo não sendo pelo motivo do sol que irá esquentar, porque não trabalhamos no sol e sim dentro de casa ou de escritório, quase sempre climatizados com ventiladores, mesmo assim os costumes da madrugada enraizou em nós e também por que somos especial de dormir pouco, mesmo indo dormir no meio da noite próximo da meia noite com entretenimento de tv e internet, a ora que a sabia começa a cantar já descanamos o suficiente, estamos pronto para começar o dia, e as vezes para escrever parte do diário.

O normal é em torno de 5,6 ou 7 horas de sono, o suficiente para descansar, tem pessoas que consegue dormir muito mais, até 12, mas pra nós é o suficiente e estamos prontos para começar o dia como se ainda estivesse na roça e precisássemos levantar antes do dia clarear para começar no eito e assim aqui no eito estamos para começar a relatar e escrever um pouco de diário e de serviços do dia a dia que adiantamos de madrugada.

Com certeza pra mim a sabia madrugadora que começa a cantar 30 minutos antes do amanhecer não incomoda, já descansei o suficiente e também estou pronto para começar a minha cantoria. 01/09/2024.

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 01/09/2024
Código do texto: T8141601
Classificação de conteúdo: seguro