1195-O VELHO TESTAMENTO NÃO É PARA OS CRISTÃOS

O VELHO TESTAMENTO NÃO É PARA CRISTÃOS -

Comentário sobre o Antigo ou Velho Testamento

O Antigo Testamento não é um livro sagrado para os cristãos. É um repositório de lendas, causos, história real, ficção e outros gêneros escrito para os Hebreus/judeus/israelitas.

Algumas partes, principalmente os quatro livros do Pentateuco, com lendas da criação do Universo, do homem, e de alguns fatos fantásticos, os quais, antes de serem escritos foram transmitidos oralmente por gerações - e como tal, sujeitas a muitas distorções, pois quem conta um conto...aumenta um ponto.

Os registros históricos, cuja comprovação se torna difícil pela falta de indícios arqueológicos, também se encaixam na história do povo judeu. Desde a partida de Abraão de UR (que na realidade seguiu . seu pai naquele êxodo) a história dos judeus é escrita para confirmar que são um Povo Eleito de Jeová, que ocupou a Terra Prometida, já habitada por diversos outros povos. Houve lutas de conquista.

Isto nada tem a ver com os ensinamento de Jesus de Nazaré, considerado o Cristo (outra crença dos Judeus) e que é por eles renegado. Jesus pregava a paz, o amor ao próximo, a idéia do Pai Eterno e irmandade (igualdade) entre todos; bem diferente da crença em Jeová, um deus Todo-Poderoso, que não teve paciência com Adão e que, segundo o Velho Testamento, teria provocado inúmeras desgraças aos seus filhos, como: expulsão do Paraiso, a destruição (nuclear...?) de Sodoma e Gomorra e o dilúvio, entre outras. Teria permitido (sempre na versão única do Velho Testamento) a escravidão dos judeus pelos egípcios e quando Moises encetou a missão de libertar o Povo Escolhido, fez com que vagasse 40 anos no deserto, até que Moisés morresse, pois Jeová lhe impediu de ver a Terra Prometida quando os judeus, liderados por Josué, conquistaram a região de Canaã.

Definitivamente, assim como Jeová não é o deus dos Cristãos, o Velho Testamento só serve mesmo aos descendentes de Abraão.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Lagoa Santa (MG), 11 de julho de 2024

Conto 1.195 da Série Infinitas Histórias

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 19/07/2024
Reeditado em 19/07/2024
Código do texto: T8110311
Classificação de conteúdo: seguro