O restaurador de volta

Turim, Itália

Ninguém sabia por onde andava o restaurador. Telefonemas, cartas, detetives e internet foram usados sem limites. E mesmo assim ele não foi encontrado.

Até que numa manhã de chuva na segunda-feira, lá estava ele. Num pequeno café bebericando uma xícara de caffèlatte, esperando a Galleria Sabauda abrir.

Nenhuma pergunta foi feita. Assim era o restaurador. Discreto e objetivo.

Havia um mancha e um desbotamento na tela de Contarini.

Se tratava do quadro Danae e a chuva dourada. A cena retratava o mito grego de Zeus transmutado em chuva dourada caíra sobre a enclausurada princesa Danae, engravidando- a.

O restaurador, a sós com a tela, se pôs em pé de mãos na cintura, cabeça levemente inclinada e o olhar verde penetrante sobre a tela. Ficou naquela posição imóvel por 30 minutos. Quem visse o olhar e a concentração poderia dizer que ele estava recebendo o espírito do pintor. Outros diziam que ele conversava em silêncio com a bela princesa retratada.

Seja como for, o restaurador levou mais tempo que o necessário. Sem estabelecer um horário e usando sua ambidestria. Pincelava com a mão direita e quando esta cansava usava a esquerda sem que isso interferisse na produção. O resultado, mesmo esperado, foi uma surpresa. Era como se o próprio Giovanni Contarini tivesse guiado as mãos do restaurador e tivesse refeito o quadro. Olhares minuciosos e mentes aguçadas sabiam que cada detalhe da habilidade do pintor renascentista não fora maculado.

Do mesmo modo que aparecera, o restaurador sumiu. Quando a curadora chegou à Galleria, o quadro estava sobre o cavalete secando e todo material organizado e guardado.

O restaurador andava distraído, com as mãos nos bolsos do casaco sujo com salpicadas de tintas, pela rua quando um conversível parou ao seu lado. Uma bela moça de cabelos ondulados castanhos dirigia. Ela sorriu para ele. Ele sorriu de volta reconhecendo- a. Ela então disse:

Vamos, senhor meu marido. Milão com seus vinhos e queijos nos espera...

Ainda sorrindo ele saltou para dentro do carro. Trocou um beijo rápido com sua esposa e rumaram para longe.

O restaurador havia voltado.

Wesley Curumim

Wesley Curumim
Enviado por Wesley Curumim em 14/07/2024
Reeditado em 14/07/2024
Código do texto: T8107069
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.