MISÉRIA(FARINHA COM ÁGUA E SAL)
A mesa está pronta, há pratos por todos os lados e cada um em seus lugares à mesa, esperam ansiosos pela mísera refeição que cedo não veio.
Já é tarde e todos ali estão com fome.
- Onde está o feijão? Pergunta alguém.
- Queimou! Respondeu-lhe a cozinheira.
- E o arroz? Quis saber uma mulher.
- Esse era tão pouco que se evaporou. Disse a cozinheira esfregando as mãos no avental.
- E a carne? Gritou uma pálida criança.
- Há dias que o dinheiro não dá para comprar. Falou novamente a mulher de avental.
- Então o que vamos comer? Indagou um velhote.
- Ora o mesmo de sempre! Respondeu a cozinheira passando o avental pelo rosto.
- Há não, aqui não tem nenhum porco para comer a mesma lavagem todo dia; isso não! Bradou o velhote socando a mesa por duas vezes.
- todos deveriam Está agradecendo a Deus por ainda não estarem comendo palma, xique-xique ou mandacarú, não! Estão ainda botando banca! Discursou a mulher da cozinha, agora coçando o ouvido com avental.
- Então diga logo de uma vez, qual é a mísera comida de hoje! Exclamou um rapaz com gestos delicados.
- Farinha com água e sal! Respondeu a cozinheira enfiando as mãos nos bolsos do avental.
- Pois traga logo esta gororoba que minhas tripas estão quase dando um nó de tanta fome que estou! Falou o velhote dando tapas na barriga.