O menssageiro do deus Nyambe (A Lenda de Joseph Calls)
Há muitos anos em uma selva tropical africana, um homem chamado Joseph Calls se viu perdido e completamente isolado do mundo civilizado. Joseph era um explorador intrépido, mas um erro de navegação o levou a uma parte inexplorada e perigosamente hostil da floresta. Sem meios de comunicação e com suprimentos limitados e com toda tripulação morta no naufragio , ele foi forçado a enfrentar a dura realidade da floresta.
A cada dia que passava, Joseph percebia que a única maneira de sobreviver era se adaptar e se tornar parte daquele mundo selvagem. Ele teve que competir com hienas , leopardos, gorilas insetos e armadilhas naturais da própia selva e até com tribos indígenas implacáveis. Sua transformação foi gradual, mas inevitável. Para sobreviver, ele deixou de lado a sua humanidade e abraçou os instintos primitivos que a selva exigia.
Joseph se tornou a besta mais cruel daquela floresta escura. Sanguinário e insensível, ele chegou a dizimar uma equipe de recrutas do exército africano que fazia exercícios na mata. A sua única companhia era uma hiena que ele havia roubado de um clã enquanto ainda era filhote. Juntos, formaram um par implacável, sem qualquer resquício de alma humana, movidos apenas por instintos de sobrevivência e violência.
No entanto, Joseph tinha um inimigo à altura: Ubarú, um guerreiro esperto e feroz que liderava a tribo local. Ubarú já havia feito várias emboscadas para capturar Joseph, conhecido entre os nativos como "o homem branco que aterrorizava a selva". Ubarú via Joseph não apenas como um invasor , mas como a encarnação do deus Nyambe que estava castigando e ameaçando à sua própria existência e à de seu povo.
Num dia de chuva intensa, três tribos se uniram e, depois de uma batalha feroz, finalmente conseguiram capturar Joseph, mas não sem grandes perdas foi a maior caneficina que os nativos viram em uma guerra local. já que joseph tinha resgatado muitas armas e lotes de produtos venenosos que ele transportava no navio Ele foi levado morto depois que centenas de armadilhas tinham matado dezenas de guerreiro, e sua grande trincheira amparada porvarios troncos de arvores foi envadida e o corpo de Joseph foi levado para a aldeia de Ubarú, que liderou o pequeno exército que conseguiu derrotar a besta divina. O corpo de Joseph foi colocado no meio da aldeia, e sua presença aterrorizou os indígenas. Ele era um homem branco, com dois metros de altura, musculoso, cabelos longos e lisos e uma barba enorme – uma visão impressionante e assustadora.
Após muita discussão entre as tribos, chegaram à conclusão de que aquele ser branco era uma divindade mandada pelo deus Nyambe, e decidiram transformá-lo em um um menssageiro do seu deus. Mas o xamã da tribo de Ubarú fez um aviso sombrio:
"Esse é apenas um pequeno deus perdido em nossas terras. Chegará o dia em que muitos deuses brancos virão através do mar e nos escravizarão e nos levarão para o outro lado das grandes aguas. Nesse dia, será o fim de todo nosso povo. E restará apenas a história do deus que virou homem, que virou animal, e que nós transformamos novamente em um deus."
Todos ouviram as palavras do xamã, mas ninguém realmente as entendeu. Ficaram apenas confusos e com medo do futuro que ele profetizou. E assim, Joseph Calls, o homem que se tornou a besta mais cruel da selva, foi venerado como um deus, deixando uma lenda que seria contada por gerações entre os povos da floresta.