O guardião

     Eram cinco horas da manhã. O homem dormia profundamente em sua cama, enquanto, no chão, seu cachorro Thor também dormia, mas de maneira inquieta. O pastor alemão começou a ganir e latir, acordando o dono.

     — O que foi, Thor? Tá tendo um pesadelo? — murmurou o homem, virando-se para o outro lado e tentando voltar a dormir.

     Cinco minutos depois, os ganidos recomeçaram. O homem desistiu de dormir e decidiu tomar um banho matinal. Quando saiu do banheiro, Thor ainda parecia imerso em um sonho perturbador.

     Depois de ler um pouco e tomar café, o homem se preparou para ir trabalhar. Thor apareceu na cozinha, ainda agitado.

     — Acordou, finalmente? O que você estava sonhando, cara? Foi tenso, hein? Tô indo trabalhar, se comporta.

     O homem levou Thor até o pátio e fechou a porta da casa. No entanto, o cachorro não parava de latir. Quando o dono passou pelo portão e não ouviu mais os latidos, Thor tentou pular o muro, mas era muito alto. Na terceira tentativa, ele conseguiu, apesar de aterrissar de mal jeito do outro lado. Determinado, Thor seguiu mancando atrás do dono.

     O homem, distraído com o celular, se preparava para atravessar a avenida. O som de um latido familiar fez com que ele se virasse para trás. Nesse exato momento, um carro desgovernado passou em alta velocidade, atingindo ele e outras pessoas na calçada.

     Thor correu até seu dono, lambendo seu rosto inconsciente e ganindo desesperadamente. Os serviços de emergência chegaram rapidamente, mas afastaram o cachorro:

     — Volta para casa!

     Levaram o homem na ambulância, enquanto Thor voltou para casa. Incapaz de pular o muro de volta, ele esperou no portão.

     No dia seguinte, o dono retornou, com o braço engessado. Os médicos disseram que, se ele tivesse dado mais um passo, o carro o teria atingido em cheio, e ele não estaria vivo. Por sorte, saiu apenas com um braço quebrado.

     Seis meses depois, já com o braço recuperado, o homem acordou de madrugada com Thor ganindo e choramingando. Dessa vez, ele não se levantou. Decidiu que não iria para o trabalho; passaria o dia brincando com Thor.