Cavalgadura

Hoji di manhã acordei com vontadi de cavargar em veiz de trabaiá, mesmo purquê era dumingo aqui na rossa. E dumingo pede caximbo, mais eu num pito, só de veiz inquando um cigarrinho do capeta, sabi quar é né? Fui pro currar, mais num sabia quar dos meus cavalo o Zorro ou o Tonto eu celava pro paseio. Cabei pitando pelo Tonto e saimu os dois pela fazenda trotando carmamente e obiservando tudo por quasi uma ora de cavargadura.

Foi tudo muito bão, tava tudo muito bunito as plantação de cana, verdinha feito gafanhoto, que um dia inda ia virá arcool e assucar. Vortamos pois e já no currar dinovo quando tentei tirá a cela do Tonto ela tava compretamente preza ao animar. Tão preza como si tivese cido colada com Loquitite ou intão fizese parti de seu corpo. Num consiguia tirá a cela, fiquei aperriado e chinguei, falei “fio duma égua” não para o Tonto, craro, qui ele num ia entendê nada mesmo, mais purquê eu tava nervozo dimais da conta. Pra minha imenssa surpreza, Tonto virô o cabeção pro meu lado e falou cumigo bem zangadão:

“Filho de uma égua é você, seu burro. E tudo isso é porque desde que entrou no curral, mais cedo, você só vem falando besteira, entupindo os meus ouvidos com você sabe bem o quê. Cela com “c” é de prisão; sela de cavalo é com “s”, percebe? É roça, não rossa, cachimbo e não caximbo, presa e não preza, álcool, açúcar, surpresa etc. Espero que tenha prestado atenção, aprendido alguma coisa e acreditando nisso, agora vou suspender o encantamento equino: já pode tirar a sela que ela não está mais presa ao meu corpo. Entendeu ou preciso desenhar?”

Fiquei tão surprezo com o cavalo falanti e suas habilidade, que fiquei mudo. Mais tinha intendido qui podia tirá a cela e tirei, ela saiu facirmente. O que num intendi até agora foi como era possiver um cavalo falá, ainda mais com um burro e os dois sintenderem si são dois animar deferente. Mais pode deichar: da próssima veiz qui eu narrá outro paseio acavalo com ele ou com o Zorro vou começá botando cela com “s” neles, vou fazê tudo dereitinho. Tão dereitinho que o Tonto vai si orgulhá muito di eu.