Maria parada
- Vai, Maria, vai.
Porém, Maria não foi. Estava parada, paralisada. Não saiu do lugar.
- Vai, Maria, vai. Sai daí.
Lucia, sua irmã, percebeu que havia algo errado. Maria tinha virado estátua, não se movia, não saía do lugar e parecia nem ouvir alguém. Pensou logo que sofrera um acidente vascular cerebral. Porém, estava muito estranho porque ela não caiu, não desmaiou, não gemeu, não fechou os olhos e não demonstrou nenhum sofrimento. Só se instalou no local como se fosse uma árvore, no entanto, sem nem balançar.
Toninho, seu filho, gritou:
- Mãe, mãe. Sai daí! Está me ouvindo? Está sentindo alguma coisa? Fala com a gente.
Não havia reação de Maria. Não saía do lugar, não falava e não parecia ouvir.
Lisandra, sua filha, a empurrou. Sentiu um impacto enorme, não parecia sua mãe que ali estava, era uma rocha, uma pedra muito grande, irremovível.
- Ela está empedrada. Não dá nem para empurrá-la.
Correu para tocá-la Toninho, Lucia, Pedro, o neto de Maria, Lourdes, a vizinha, porém nem todos juntos conseguiram demover Maria do lugar.
A vizinhança começou a se mover, tentaram tudo. Jogaram água, beliscaram, chamaram, gritaram, dançaram e não sabiam o que fazer para a senhora voltar a se movimentar.
Chamaram o SAMU, depois de tentarem descrever o que estava acontecendo, sem quem atendeu compreendesse o fato, a ambulância estaria a caminho.
Não mexia nada no corpo da senhora, nem um músculo, nem as pálpebras, nem os olhos, nenhuma reação, nada mesmo.
Próxima à chegada do SAMU, eis que chegou voando à casa uma abelha, pousou no braço da imóvel, deu-lhe uma picada e viu-se Maria gritar de dor e dizer, depois de procurar retirar o inseto:
- Ai! Essa abelha me mordeu!
- Maria! - todos surpresos, gritaram – você estava imóvel, ninguém conseguiu fazer você se mover. Só depois da abelha lhe morder é que você reagiu. O que você estava sentindo?
- Eu? Eu não senti nada. Fui mordida por uma abelha e reagi.
- Não. Antes da abelha lhe morder você estava há muito tempo imóvel e ninguém conseguia fazê-la se mover.
- O que é isso? Eu cheguei até aqui e veio uma abelha e me mordeu, só isso. Vocês estão loucos, não estava imóvel, não senti nada.
Depois de convencerem a senhora de que estivera imóvel, foi levada pelo SAMU, que chegou logo após o evento, foi examinada pelos médicos, submetida a exames e depois de passar por especialistas não se chegou a nenhuma conclusão. Enfim, ninguém sabe o que aconteceu com Maria, porém a abelha a retirou da imobilidade.
Rodison Roberto Santos
São Paulo, 18 de janeiro de 2023.
-