HOJE É DIA DA OFICINA DA PALAVRA...UMA INTERAÇÃO COM O POETA DÉCIO GOODNEWS 🌿 🍂 🍃

Nesse conto muito bem narrado, com muitos elementos literários, nosso querido colega DÉCIO GOODNEWS traz "HOJE É DIA DA OFICINA DA PALAVRA", relatando um grupo de encontro onde os candidatos a poetas, contistas, romancistas, buscam durante um período de tempo "ouvirem-se e aprenderem" com a literatura, com textos de mútua autoria, acompanhados de um supervisor, autor de livros.

Achei muito interessante essa proposta e o encontro onde as pessoas interessadas se reúnem para trocar ideias sobre literatura, nessa "Oficina da Palavra".

Realmente, "escrever é conhecer se a si mesmo e aprender", pois à medida que escrevemos, partes encobertas ou facetas de nós mesmos projetados nas escritas pode vir a se revelar.

Além de todos os objetivos que foram citados no texto, chamou atenção a motivação para o aprendizado nessa interação. Dessa forma, o grupo sendo aberto pode possibilitar uma condução espontânea , uma interação benéfica entre os membros, mesmo com objetivos pré definidos.

Entendo que as críticas elencadas no texto para que os protagonistas pudessem desenvolver as suas habilidades literárias teve um cunho construtivo, e que o intuito do supervisor

seja estimular e desenvolver as habilidades e capacidades literárias de cada membro do grupo, tendo em vista a formação futura desses candidatos a escritores.

Parece também que o supervisor do grupo teria muito a ganhar ao se ater as diferentes fases de vida e condição psicológica de cada membro envolvido no grupo.

Pode também tentar mostrar para o grupo como é rica a diversidade de saberes e diferentes experiências. Se o objetivo é troca literária, nada mais rico que a construção e aceitação dos diversos saberes , pois o grupo não é homogêneo.

Para uma adolescente que está em fase de descobertas preocupada com o julgamento do outro, é normal que haja muitas defesas e bloqueios internos.

O rapaz com sequelas de uso de drogas, pode apresentar ainda essa "personalidade flutuante " e isto impacta diretamente nas suas escritas.

E nessa interação com todos , quem sabe, aquele rapaz que só critica a produção literária dos outros , possa perceber isso naturalmente e não necessariamente vindo de aconselhamentos de fora. Este olhar para dentro de si pode motivá-lo e inspirá-lo a produzir conteúdos próprios.

Assim, talvez as ideias da " Balzaquiana simpática" possam ser mais acolhidas e valorizadas; a partir daí ampliadas com a leitura e os conceitos de Max Weber.

E quem sabe o "Seu" Jacy possa resgatar seu "lugar de fala"; em muito seria benéfico ouvir o que ele têm a dizer, de modo que aos poucos ele se sinta mais incluído no grupo. A fala pode liberar as suas emoções e tirá-lo dessa "imobilização "; a escrita então fluiria e a partir daí ele poderia sair mais transformado e liberto.

Penso que o grupo só têm a ganhar quando se valoriza as individualidades e o tempo de cada um; respeitando o ritmo, o momento psicológico de cada membro, isso vai ajudá-los e despertá-los para uma escrita e uma literatura mais rica, pois já escrevem com menos projeções e defesas internas.

Nessa troca e interação à medida que o grupo e o supervisor consegue trazer o acolhimento, a fala de cada um, o respeito às diferenças, penso que os mesmos evoluem não apenas na parte escrita e literária , mas também modificam o conceito de si próprios, pois também entram em contato com os seus próprios sentimentos em um clima de aceitação e compreensão empática.

Visto por esse viés podemos então entender que essa mudança possa se estender até nas relações dos membros do grupo com a família, no trabalho, nas outras relações, pois com uma melhor visão de si mesmos, conseguem ser mais autênticos e exprimem melhor os seus sentimentos, à medida que se tornam mais conscientes deles.

A medida que interagimos mais em grupos de encontros com essa proposta, ele pode vir a se tornar terapêutico ; passamos a nos conhecer melhor e menos projeções fazemos não só nas nossas escritas, mas também nos nossos relacionamentos.

A você DÉCIO GOODNEWS, muito obrigada por ter proporcionado essa singela interação na sua página, trazendo essa iniciativa maravilhosa, a Oficina Literária, onde nessa troca de saberes , agregamos nossos conhecimentos, nossas diversidades e nossos diversos olhares!

🌿 🍂 🍁 🍃 🌿 🍂 🍁 🍃 🌿 🍂 🍁 🍃 🌿

" HOJE É DIA DA OFICINA DA PALAVRA".

Autor: DÉCIO GOODNEWS

https://www.recantodasletras.com.br/contoscotidianos/7978997

Lélia Angélica
Enviado por Lélia Angélica em 06/02/2024
Reeditado em 11/02/2024
Código do texto: T7993211
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.