ZICARTOLA
 
 ZICARTOLA 

Zicartola era o acrônimo de Zica e Cartola  dado a um modesto restaurante aberto na cidade Maravilhosa  pelo Grande sambista, cantor,compositor e violinista Angenor de Oliveira, nada menos que o Cartola  e sua mulher Euzébia Silva do Nascimento, a conhecidíssima Dona Zica.
Este local foi ponto de grandes encontros de sambistas que se destacaram na cultura brasileira.
Podemos citar entre alguns: Aracy de Almeida, Nelson Cavaquinho, Elton Medeiros,Carlos Lyra, Nara Leão,  Carlos Cachaça, Paulinho da Viola e Ismael Silva.
O Zicartola era ponto de encontro destes fabulosos artistas: música, dança, batucada, cerveja gelada e som na caixa.
Cartola foi considerado por críticos e parceiros musicais como o maior sambista da história de nosso País.
Nascido no Catete passou toda a infância no bairro Laranjeiras (era Fluminense roxo como eu).
Do bloco criado por ele:”Bloco dos Arengueiros em 1928 surgiu a grande escola de samba Estação Primeira de Mangueira.
Cartola gravou 4 discos solo, antes disso trabalhou como vigia e lavador de carros.
Grandes interpretações do Mestre:
"Acontece""Tive Sim""Amor Proibido"  (canções de autoria própria), "Disfarça E Chora" e "Corra E Olhe O Céu" (parceria com compositor Dalmo)), "Sim" (de Osvaldo Martins), "O Sol Nascerá" (com Élton de Medeiros), "Alvorada" (com Hermínio B. de Carvalho e Carlos Cachaça"Festa Da Vinda" (com 
o Nuno Veloso), "Quem Me Vê Sorrindo" (com Carlos Cachaça), "Ordenes E Farei" (com Aluizio) entre outras.
Cartola morreu de câncer em 30 de novembro de 1980, aos 72 anos de idade.
Não deixou filhos.
Atendendo a seu pedido, no dia 1º de dezembro, data de seu funeral, Waldemiro, ritmista da escola da Mangueira que havia aprendido com ele a encourar seu instrumento, marcou o ritmo para o coro da música “As Rosas Não Falam” (música que pode ser considerada um hino de amor) que foi cantada por uma pequena multidão de sambistas, amigos, políticos e intelectuais, presentes em sua despedida.
Este divinal compositor deixou um grande legado para a cultura através do samba e das tradições das escola de samba.
Louvado seja Cartola e sua música inesquecível, voz, violão e cavaquinho
Nossa homenagem à este grandioso ícone cultural.
Vamos festejá-lo sempre: - Ô Zeguedé coloque este fabuloso SOM NA CAIXA.

 

By: Maurélio Machado