Desce lá, Gabriel! Anuncia! Avisa lá que eu vou!

- Cara, me da um abraço!

- Qual foi, Gabriel? Cê tá vermelho demais, rapaz! Tá tremendo! Tá passando mal? Peraí! Cê tá chorando, mano? O que é que tá pegando?

- Cara, só me da um abraço! Por favor!

- Pronto, pronto! Tá abraçado! Agora me conta o que é que tá acontecendo! Cê tá em choque! A fita deve ter sido muito mais cabulosa do que as que você encara normalmente, porque nunca te vi assim...

- Cara, foi a missão mais responsa de todas! E também a mais extraordinária, a mais espetacular, a mais emocionante!

- Ah, deve ter sido mesmo! Nem começou a contar e já tá mais abalado do que antes do abraço!

- Meu irmão, foi tudo e mais tudo do puro creme da anunciação! E foi tenso, hein! Teve umas "hora" que achei que o plano ia "moiá", que não ia dar bom porque tudo tinha que ser muito bem explicado e, ainda assim, não tinha garantia nenhuma de que seria entendido e aceito! Qualquer deslize e já era: tudo perdido! Mas foi maravilhoso! Tô emocionado ao extremo por ter feito parte - e, modéstia à parte - ter feito muito bem a minha parte nessa história.

- Pelo amor Dele, Gabriel! Tá me matando de curiosidade! Bora dar esse serviço completo, ligeiro!

- Sabe que é até bom eu contar pra reviver e confirmar que a parada aconteceu mesmo, na vera, porque até agora ainda não tô acreditando cem por cento no que tá rolando...

- Caramba, o que é que tá rolando? Não vai me dizer que Ele vai...

- Senta aí, Rafa! E se prepara! Porque Ele vai sim!

- Vai? Vai mesmo? Fala sério! Chegou a hora, Gabriel? Ele vai descer? Vai se revelar de vez? E aí, vai libertar o povo? Vai acabar com a opressão? Vai detonar os romanos? Ah, vâmo combinar que já tinha passado da hora, né? Os caras já nem tavam mais botando uma fé que Ele voltaria a face pra eles de novo...

- Muita calma nessa hora, meu querido! Muita calma, que o buraco é bem mais embaixo! Sim, chegou a hora, sim! Ele vai descer, sim! Acabou a economia da revelação! Ele vai na plenitude! E vai pra salvar todo mundo, de uma vez só!

- Todo mundo? Como assim, todo mundo? Como assim, de uma vez só? E os escolhidos, ficam como? Já faz uma cara que tão esperando Ele e você me diz que Ele vai abrir a porta do céu pra geral? Eles não vão entender é nada e, se entenderem, não vão aceitar isso de jeito nenhum, meu chapa! Eles querem que Ele chegue, chegando! Arrebentando com tudo e mais tudo pra restabelecer o reino deles!

- Pois é! Não vai ser mesmo do jeito que eles tão esperando, não! Pelo contrário! Ele não vai descer pra exterminar os inimigos deles, não vai fazer nada na imposição, não vai usar o poder Dele pra destruir nada! Ele vai instituir o amor como o novo mandamento: vai dizer pra eles se amarem e amarem até os inimigos!

- Mas então vai ser uma enorme decepção! Vai acabar que eles nem vão acreditar que Ele é Ele!

- Pior que sim! Mas Ele vai fazer assim justamente pra pegar eles na invertida! Eles querem o Todo-Poderoso, o justiceiro, o vingativo, que massacre os romanos da mesma forma que os romanos vem fazendo com eles todo esse tempo! Só que não! Não será conforme a vontade deles! Ele não vai descer pra guerra! Ele vai pregar a paz!

- Amor e paz! Cê acha mesmo que eles vão dar ideia pra Ele? Vai lá pro meio deles, com toda a realeza, com todo o poder, com tudo e mais tudo e vai falar de amor e paz? Sem chance! Eles querem um rei que faça o arregaço! Que acabe com tudo! Falando nisso, sua missão foi avisar o rei que Ele vai descer?

- Avisar o rei? Cara, cê nem faz ideia de quem eu fui avisar! Cê nem faz ideia de nada, Rafael! E já que é pra chutar o balde, receba: Ele não vai descer lá, assim, do nada, não! Não vai chegar como Ele mesmo! Ele vai encarnar! Vai nascer! Vai assumir a condição humana! Ele vai ser um deles! O Pai vai como Filho!

- Tá de brincadeira, Gabriel? Quanto mais cê conta, menos eu acredito! Imagina eles! Não vão acreditar que Ele é igual a eles! De jeito nenhum! E que o Pai vai tá no Filho e que o Filho vai tá no Pai! Jamais, meu truta! Ah, já sei! Você foi avisar a rainha que ela vai ser a mãe do Filho de Deus, é isso?

- É quase isso! A missão foi essa, sim! Fui avisar a rainha que ela seria a mãe do Salvador! Mas não a rainha mulher do rei...

- Ué, mas pra ser da realeza tem que nascer na família real, não tem não? Se a mãe não será a rainha, vai ser quem então?

- As Escrituras, Rafael! As Escrituras! Tá tudo lá! Ele vai fazer tudo conforme as profecias! Conforme Ele mesmo determinou e manifestou por meio dos Profetas! Tudo o que vai acontecer já tá registrado: O Filho será rei porque nascerá da descendência do maior dos reis e a mãe será uma virgem! O nome dela é Maria! De Nazaré! Tá prometida pra um carpinteiro chamado José, da linhagem de Davi!

Jeremias deixou bem claro que seria assim: "Dias virão - oráculo do Senhor - em que farei brotar de Davi um rebento justo que será rei e governará com sabedoria e exercerá na terra o direito e a equidade."

E a minha missão foi contar pra ela que ela havia sido a escolhida pra gestar o Filho de Deus! Ele me chamou e falou: "Desce lá, Gabriel! Anuncia! Avisa lá eu vou!"

- Opa, parou! Parou tudo! Ele vai nascer de uma virgem! E esse cara, esse tal de José? Vai acreditar nessa resenha, sem questionar nada, vai abraçar um filho que não é dele, assim, de boa?

- Isaías, Rafael! Isaías cantou a bola! "O Senhor dará a vocês um sinal: a virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamará Emanuel."

- Emanuel! Deus está conosco! Caramba, Gabriel! Então é verdade mesmo!

- E não para por aí! Isaías fala tudo e mais tudo da vinda Dele.

"Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre os seus ombros e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz."

"Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre."

"O Espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar boa nova aos humildes; curar os corações doloridos; anunciar aos cativos a redenção e aos prisioneiros a liberdade; proclamar um ano de graças da parte do Senhor; consolar todos os aflitos, dar-lhes um diadema em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de vestidos de luto, cânticos de glória em lugar de desespero."

- Tá beleza, tá beleza! Já me convenceu! Mas e o José?

- Ah, o José! Com o José o papo foi via sonho! Ele é um cara do bem, justo! Ficou na maior desconfiança, pegou ar sim, vou negar não!

- Ah! Natural, né? Quem não ficaria bolado com uma história dessa?

- Mas o cara é tão firmeza que resolveu meter o pé sem falar nada pra ninguém! Aí ficava maneiro pra todo mundo: dando perdido, ele abraçava a bronca e não ia precisar queimar a Maria, denunciando a gravidez dela!

- Mas aí, quando ele dormiu, você mandou a letra pra ele...

- Pois é! Falei pra ele não ter medo de receber a Maria como esposa porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo! Pra ele dar o nome de Jesus pro menino porque Ele vai salvar o povo, vai zerar os pecados de todo mundo, que tudo o que tava acontecendo era pra que todas as profecias fossem cumpridas e tals...

- E aí, colou? Ele topou ficar com ela?

- Topou, mano! Quando acordou, fez tudo do jeito que eu tinha falado pra ele! Aceitou Maria e - bom pra ele, né? - recebeu a graça (e também a responsa) de participar ativamente da criação do Messias! Tem que respeitar o cara!

- E com a Maria? Como é que foi dar a notícia pra ela? E como é que ela reagiu?

- Ah, essa foi a parte mais sufoco e também a mais linda dessa fita toda! Já cheguei dando aquele salve, pra ela se alegrar porque tava cheia de graça e que o Senhor tava fechado com ela!

- E ela? Ficou como?

- Cara, ela ficou perturbadaça! Não tava entendendo era nada, embolou as "ideia", travou geral, não conseguia nem falar! Aí tive que repetir umas par de vez pra ela não ter medo porque ela tinha encontrado graça diante Dele! E aí mandei o reto: que ela ia engravidar, ser mãe de um menino, que deveria por o nome nele de Jesus! Então revelei que Ele vai ser grande, vai ser chamado Filho do Altíssimo, que o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, que Ele vai reinar pra sempre sobre os seus descendentes e que o seu reino não terá fim!

- E aí, ela entendeu? Acalmou? Topou?

- Foi, mas demorou, hein? Foi trampo pra convencer ela, rapaz! Também tem que lembrar que a mina tem nem quinze anos, né? E, de repente, do nada, tromba um anjo que fala pra ela que ela vai ser a mãe de Deus!

- Pesa na mente de qualquer um mesmo! Mas, então, como é que cê fez pra desenrolar?

- Sabia que ela ia me perguntar como é que tudo ia acontecer - era a lógica: virgem, nunca conheceu homem - e aproveitei pra engatar a apelação! Primeiro detalhei a parte técnica: falei que o Espírito viria sobre ela e o poder do Altíssimo cobriria ela com sua sombra e, por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus! E aí, dei o xeque-mate: falei que a Isabel, parenta dela, que era considerada estéril, tinha concebido na velhice e já tava no sexto mês, porque pra Deus nada é impossível!

- Nossa, meu irmão! Peraí que tá tendo um olho aqui na minha lágrima! Que parada linda que cê falou pra ela, mano!

- Ah, pode botar uma fé que foi Ele que me inspirou, Rafa! O bom é que ela também emocionou e deu o sim mais maravilhoso de todos os tempos: "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo tua palavra!"

E aqui eu tenho que confessar que nessa hora eu também desabei! Porque ela acreditou e se tornou símbolo da entrega total a Deus, a mais perfeita realização da obediência da fé: a submissão completa, ao Senhor, da inteligência e da vontade humana!

- Nossa, cê tá chorando de novo, Gabriel! E eu que não consigo parar!

- É porque é impossível não arrepiar quando lembro de cada detalhe! Tudo, absolutamente tudo faz sentido agora!

- E não é que faz mesmo? Mas e aí, daí pra frente...

- E aí eu dei linha: missão cumprida, graças a Ele!

- Então o plano já tá em andamento!

- Perfeitamente! Ele já tá no seio da Virgem Maria!

- E vai nascer onde? Jerusalém?

- Ah, essa é moleza! Ele vai nascer na Casa do Pão! Tá lá em Miqueias: "Mas tu, Belém-Efrata, tão pequena entre os clãs de Judá, é de ti que sairá para mim aquele que é chamado a governar Israel. Ele se levantará para (os) apascentar, com o poder do Senhor, com a majestade do Nome do Senhor, seu Deus."

- Eita, Belém! Óbvio! A terra natal do Rei Davi! Mas, calma aí! Cê falou que eles tão em Nazaré. Como é que o nascimento vai rolar em Belém?

- Tudo programado, meu querido! Tudo planejado! O Imperador César Augusto vai publicar um decreto mandando fazer um recenseamento geral e todo mundo vai ter que se registrar na cidade onde nasceu. E como José é de Belém, vai ter que subir de Nazaré pra lá. E vai levar Maria. E lá vão se completar os dias da gravidez!

- E como é que vai nascer esse menino? Em que lugar de Belém? Quem vai fazer o parto?

- Ih, meu chapa! Vai ser o maior perrengue! Tô sabendo porque também já tô convocado pra trabalhar no dia. A cidade vai tá a maior muvuca e eles não vão encontrar lugar em nenhuma hospedaria. Então, Maria vai dar à luz o menino em um estábulo e vai colocá-lo em uma manjedoura!

- Fala sério! Ele vai nascer no pior lugar possível? Logo Ele?

- Também faz parte do esquema! Ele quer demonstrar simplicidade e humildade! Vai nascer na pobreza total! Mas também não quer dizer que não vai rolar festa! O anjo do Senhor - quem será? - vai anunciar aos pastores da região uma grande alegria: o nascimento do Salvador, que é o Cristo Senhor! E vai informar que eles o encontrarão envolvido em faixas e deitado numa manjedoura! E se juntará ao anjo uma multidão da corte celeste, que cantará louvores, dizendo: "Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por ele amados." Então, se prepara, porque você também vai ser convidado!

- E pode crer que eu não vou perder por nada! Vou colar lá na primeira fila!

- E os pastores vão encontrar Maria, José e o recém-nascido do jeitinho que o anjo tiver contado pra eles e vão repetir tudo o que o anjo tiver dito sobre o menino! E todos ficarão maravilhados com o relato deles! E Maria ali, vai tá só registrando tudo o que tiver acontecendo e gravando no coração...

- E vai ter mais! O cometa Halley vai tá passando perto da Terra justo nessa época!

- Coincidência, né?

- O puro creme do show de sinais! Vai ser chamado de Estrela de Belém e vai servir de guia pra três sábios, que virão de longe, em uma jornada difícil e arriscada, pra conhecer a verdade sobre o Messias e presentear o menino! E eles vão oferecer a Ele ouro, incenso e mirra! Pra comprovar sua realeza, sua divindade e sua humanidade!

- Ah, tô sacando! Esses três caras que vem de longe representam todos os povos do mundo! Por isso que você falou que Ele viria pra salvação da geral!

- Tá ligando os pontinhos, Rafael! Acertou na mosca! Mesmo não sendo judeus e não conhecendo absolutamente nada da fé hebraica tradicional, eles se abrirão à novidade e partirão pra caminhada, vão por o pé na estrada pra conhecer o Senhor! E vai acabar que vão ter que voltar por outro caminho, pra não revelar a Herodes onde estará o menino, porque ele vai querer matar o Rei que representará uma enorme ameaça ao seu trono. Mas, na verdade, significa que, quando alguém encontra Jesus, volta pra vida renovado, diferente, trilhando um novo caminho...

- Cara, chega! Não consigo parar de chorar! É muita alegria! Saber que finalmente tá acontecendo! A revelação completa tá acontecendo!

- E o verbo se fez carne! E Deus se fez homem! Ele está no meio de nós!