DIMINUTOS 3

PURA VERDADE

Todo humorista quer ser levado a sério.

COM O PERDÃO DA PALAVRA

Enquanto os paleontólogos vivem a encarar os chamados ossos do ofício, os açougueiros sentem na carne o rigor da profissão.

ARREPENDIMENTO

Viu-a morrer sem nada fazer. Viu-a morrer no meio da rua sem nada querer fazer. Limitou-se a vê-la morrer no meio da rua do mundo, sem um gesto sequer. Não sentiu pesar. Não sentiu culpa.

Sentiu, tão-somente, o arrependimento de ter morrido antes dela, sem haver tido oportunidade de apresentar-se.

CHUTE PELA CANALETA

O jovem Tiago tem um sonho esquisito sobre um jogo de futebol em que o contra-ataque da equipe visitante termina com a bola saindo pela canaleta! Ao acordar, fica a imaginar o que aconteceria se campo de futebol emulasse pista de boliche. Pobres torcedores! Além das lambanças habituais dos “craques”, do tipo furada ou chutes altos, lá na arquibancada, ainda teriam de aturar os lançamentos diretos na canaleta. Ninguém merece...

AMIGO DIVINO

Já com seus setenta anos, Tiago ainda aprecia um bom vinho e surpreende-se ao ver marca que lhe fora recomendada décadas atrás por velho e grande amigo. Nunca mais a encontrara no comércio. Que satisfação sente em reconhecer o vinho e lembrar-se da recomendação feita há tanto tempo. Orgulha-se de sua memória.

Agora, só falta recordar quem foi esse amigo.

DESENGANADO

Nunca pensamos que pode acontecer conosco. Eu fui assim até o médico desenganar-me. O choque foi terrível! Com toda calma e profissionalismo, ele me esclareceu que, se eu quisesse viver mais, teria de abolir o alimento que se revelou, nos exames, totalmente incompatível com meu organismo. Fiquei quase desesperado: como iria suportar sem comer chocolate??? Cheguei a pensar em abreviar meu sofrimento e cometer suicídio devorando todo o estoque guardado em casa.

INFALÍVEL

Dizia o torcedor, convicto e empolgado: meu time é IN-FA-LÍ-VEL!!! Ou ganha ou perde ou empata! Não tem erro...

OCUPADÍSSIMOS!

Queixa-se o trabalhador de seu dia-a-dia exaustivo, que não lhe dá tempo para nada, de tanto o que fazer.

Retruca o ex-colega, aposentado, que tampouco dispõe de tempo livre, de tanto que tem para não fazer.

LIÇÕES DE CIÊNCIA POLÍTICA I

Saiba, ó Príncipe, existirem homens públicos que gastam o verbo em inflamados discursos enquanto outros preferem gastar a verba na calada.

NA ROÇA CLXVIII

Dá dó de ver esses antigos campos devastados por borracharias, bares e cafés de segunda categoria, biroscas diversas e outras construções de decadência pós-moderna.

Noutros tempos, o menino corria solto por essa imensidão que parecia não ter fim.

Hoje, resta ao velho aguardar seu fim enquanto todos correm seus olhos pelos cenários insignificantes das telinhas dos celulares.

QUANDO O AMOR SE REDUZ

Numa roda de amigos, o pobre homem queixa-se de que seu casamento anda por um fio. Já não suporta a falta de consideração da esposa. Ela mal ouve o que ele lhe diz, nem demonstra interesse em saber se o marido está bem ou se precisa de algo.

Enquanto desfia outros queixumes, percebe que o celular chamou. Ao ver a chamada perdida de sua senhora, comenta aos interlocutores: bem, ao menos pelo telefone, ela liga pra mim.

PONTUANDO

Dizia o fanático por vôlei ao seu amigo:

- Saque só, cara. Se sua amada o proibir de ver vôlei feminino, não aceite o bloqueio. Levante a voz e dê-lhe uma cortada!

PURA IMAGINAÇÃO

Minha imaginação é tão grande que chego a imaginar que existo.

Mais fantástico ainda é quando imagino que os amigos acreditem em minha existência!

TUDO OU NADA

Diz que de nada se esquece. Mas se nada lhe falta, esquece de tudo.

HEREGES

Há gente que não sabe da missa o terço. Que dirá a metade!

MEMÓRIA(S)

Sou um saudosista, cheio de lembranças: fotos, livros, discos, cadernos escolares, cartas, jogos, cartões postais, chaveiros, canivetes, condecorações, moedas...

Pena que não me lembre onde as guardei.

Brasília, agosto/dezembro 2023.