COMPADRE

Francisco de Paula Melo Aguiar

Era uma vez um compadre rico conversando com o compadre pobre e seu empregado.

O compadre rico tinha dinheiro e comprava quase tudo.

Tinha a hegemonia do quero, do posso e do mando, da política, da igreja, da justiça e da polícia.

Quem matasse um na cidade para se livrar da polícia bastava correr para dentro de suas terras.

E assim a polícia fechava os olhos e ficava tudo como antes e de agora em diante.

Uma mãe cafetina sem casa para morar procurou o coronel e "vendeu" a virgindade da filha menor de idade, recebendo como pagamento uma casa na rua, desta "vendagem" nasceu um filho que é a cara do pai, porém, não foi por ele registrado e muito menos reconhecido como um a mais dos dele.

Como assim, o coronel afirmava rindo assentado na cadeira de balanço na casa grande: compadre é tempo dos velhos se retirarem porque os novos estão chegando.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 05/11/2023
Reeditado em 05/11/2023
Código do texto: T7924861
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.