BELO PAPA-MEL
Hoje à tarde, quando eu me dirigia à Barragem de Bocaina, uma das principais áreas de lazer de toda a minha região, tive a grata surpresa de avistar atravessando a rodovia que dá acesso à referida barragem do rio Guaribas, numa área de vegetação densa da caatinga, um belo papa-mel, animal também conhecido como irara.
Naquela oportunidade talvez única aqui em minha região, pude observar também sua linda pelagem marrom escura, e marrom mais claro na região do pescoço e da cabeça. E também, que ele, o papa-mel da caatinga, é um pequeno animal de corpo comprido, de pernas curtas e cauda longa. O papa-mel é, portanto, um animal quadrúpede e mamífero, e também onívoro. Mas, na verdade, mel é o seu alimento preferido; daí o seu nome.
A caatinga nordestina é também o habitat natural dessa espécie, que, embora em raríssimas oportunidades possa ser vista, tive a felicidade de vê-la rapidamente; e por dois motivos não me foi possível fotografar aquele precioso animalzinho: primeiro, por eu estar dirigindo naquele momento; e segundo, pela velocidade com que ele, correndo, atravessou a pista de rolamento.
Ali, lembrei-me de repente de um papa-mel que em meados da década 80 vivia preso e inquieto numa das jaulas individuais situadas no aprazível e arborizado Parque Treze de Maio/13 de Maio, em Recife, linda e maravilhosa capital pernambucana, onde o público, curioso e admirado, podia apreciar e conhecer de perto também essa rara e bonita espécie da nossa fauna.
Mas, na verdade, é bem melhor ver e apreciar os animais silvestres, livres e soltos na natureza, em seu habitat natural, como, por exemplo, o belo e raro papa-mel das matas do município de Bocaina-PI, que eu tive o privilégio e a agradável surpresa de ver cruzando a estrada, já nas proximidades da grande Barragem.
Edimar Luz
Picos-PI, 07/10/2023.
(Sábado)