O Paciente e o Palhaço

Marcio estava no quarto ano de medicina e era muito bem de vida, tinha tudo que as pessoas da sua idade poderia sonhar, desde o carro do ano até a garota mais linda , Bruna que estudava com Marcio e o acompanhava em bares e na sua vida sem compromisso.

Numa sexta de manhã o pai de Marcio, Ulisses vê o seu filho voltando após uma noitada regrada a bebida e lhe da um sermão.

- Marcio acordando as dez da manhã?

Eu já não lhe falei para acordar cedo e ir para a entrevista no clinica do Dr. Ferdinando!

O rapaz da uma risada debochada e olha para o seu pai com ironia.

- Meu velho eu tenho prova e preciso estudar, afinal o senhor não quer que eu vre o Dr Marcio Ferrero, então eu devo me desempenhar a estudar muito.

Nervoso Ulisses tira o seu filho da cama e com um tom de voz mais serio, o agarra com força o advertindo.

- Escuta aqui seu moleque, eu te dei de tudo! Agora você vai levantar esse corpo de molenga e vai para essa entrevista, escutou.

Marcio engole seco e se solta de seu pai e responde.

- Eu jamais fui molenga , agora seu Ulisses vou para a entrevista agora nunca mais machuque as pessoas que são a sua família.

- Se você se esforçasse não estaríamos tendo essa conversa, ou seja eu sei que não foi a faculdade esse semestre e fica gastando com bebidas e com aqueles seus amigos sem futuro. – Responde Ulisses.

Marcio troca de roupa e olha para o pai com indignação e tenta deturpa-lo com um argumento.

- Eles são os meus amigos, o dinheiro é meu e posso gastar com festas e gasolina a vontade.

- Filho estou indignado, sabe se eu fosse um pai horrível tiraria tudo de você, mas não vou! – Responde Ulisses.

- O que vai fazer então meu pai?

Ulisses responde o Marcio tocando em seu ombro.

- Meu filho, um dia a vida irá te cobrar e espero estar vivo para te amparar!

Marcio vê Ulisses saindo triste da casa e balança a cabeça negativamente.

Mais tarde, Ulisses vai até a clinica do Dr Ferdinando que o recebe.

- Bom dia futuro Dr Ferrero! – Diz Dr Ferdinando o cumprimentando com sorriso.

- Bom dia Dr Ferdinando está tudo bem?

Dr. Ferdinando mostra a clinica para Marcio que fica impressionado e comenta sobre os equipamentos.

- Mas a sua clinica tem equipamentos de primeira Dr. Ferdinando!

- Tudo vindo da Suíça e Japão, em breve terá acesso a tudo!

Marcio fica empolgado e já questiona o Dr. Ferdinando sobre o inicio do seu trabalho.

- Dr. Ferdinando quando eu começo na sua clinica.

- Calma Marcio, ainda vamos comentar sobre o setor em que pretendo coloca-lo afinal nem carterinha do Conselho você possui. – Dr. Ferdinando explica as regras.

- Desculpas, mas em qual setor eu vou estagiar então?

Vai ser Ortopedia, Oncologia ou Nefrologia?

- Vou leva-lo até lá! – Dr Ferdinando fala para Marcio e continua o tour em sua clinica.

Dr Ferdinando chega na ala de oncologia infantil e uma criança encara o Marcio e sorri, o rapaz da um sorriso sem graça e questiona o medico.

- Mas quem é esse garoto?

- Esse menino é um paciente maravilhoso, de olá ao Pedro.

Pedro será o seu novo paciente.

Ferdinando entrega para Marcio um nariz e peruca de palhaço , e o rapaz fica confuso e cerca Ferdinando.

- Espera um pouco, eu vou ser contrato para ser o palhaço particular de um menino doente, que ta morrendo!

Ferdinando se enfurece e chama o Marcio na parte externa do quarto do Pedro e retruca com aspereza.

- Em primeiro lugar seu fedelho, nunca fale a um paciente que está morrendo, e em segundo lugar eu espero só to te contratando porque o seu pai e eu somos amigos, e em ultimo lugar tenho esperanças que haja um pouco de humanidade em você e se quiser o emprego venha de palhaço e faça o Pedro sorrir!

Com raiva Marcio vai embora e agradece a oportunidade.

- Eu agradeço a oportunidade , mas eu passo!

Ferdinando olha para Pedro e diz.

- Dessa vez não pude contratar o palhaço que você tanto sonha.

Pedro sorri e segura a mão do medico e fala.

- Eu sei que o rapaz vai voltar!

- Não tenho tanta esperança, pois o Marcio é turrão. – Diz Ferdinando passando a mão na testa do Pedro com uma cara triste.

No bar perto da clinica Bruna se encontra com Marcio , e ela pergunta sobre o mal humor do Marcio.

- Que cara é essa Marcio?

- Eu fui na entrevista na clinica do Dr. Ferdinando e a vaga era para ser o palhaço de uma criança com uma doença terminal.

- Marcio qual é o problema?

É só uma criança, e outra é só encher bexigas e pintar a cara dele. – Diz a Bruna com ironia.

- É só que não estudei 4 anos para ser babá de criança , vamos pegar o carro e dar umas voltas.

- Tudo bem meu amor! – Marcio e Bruna entram no carro.

Marcio embriagado aumenta a velocidade do possante e Bruna fica preocupada.

- Marcio desacelera um pouco!

- Você está careta demais! – Retruca o Marcio.

Ao desviar o carro da pista, Marcio vai parar na contramão e colide o carro contra o outro.

Mais tarde, Ulisses recebe um telefonema da clinica do Dr. Ferdinando.

- Boa tarde!

Dr.Ferdinando aconteceu alguma coisa?

- Ulisses é o Marcio, ele colidiu o carro e estava embriagado!

Ulisses fica em choque e vai vê-lo no hospital.

Ao chegar no hospital, Ulisses se depara com o Dr Ferdinando que o conforta.

- Ulisses o seu filho está se recuperando na sala, mas vai ficar uns dias.

Mas a moça que ficou com ele a Bruna está em outro hospital e o estado dela é um pouco critico.

Dias se passaram e Ulisses vai visitar Marcio, com a expressão fechada abraça o filho.

- Meu filho graças a Deus está bem!

Marcio preocupado pergunta de Bruna.

- Pai e a Bruna como está?

- Meu filho ela teve a perna esquerda amputada!

Marcio chora e nesse momento Pedro entra segurando o soro e um desenho e entrega a Marcio.

- Oi meu amigo espero que esteja melhor, lhe trouxe um desenho

Marcio humilha o garoto pelo desenho.

- Que desenho feio, acha que gostei se toca!

Pedro vai embora arrasado, mas Ulisses repreende seu filho.

- Marcio parece que o acidente não lhe mudou nada .

- Só porque o menino vai morrer tenho de pegar leve.

Ulisses repreende o Marcio com rispidez.

- Agora você vai pedir desculpa para o Pedro, e quando sair você vai trabalhar sendo o palhaço e medico do menino.

- Está bem meu pai!

Passado duas semanas , Marcio recuperado começa a trabalhar como o palhaço de Pedro.

Dr. Ferdinando o recepciona .

- Seja bem vindo Dr. Marcio Ferrero, o Pedro está te aguardando.

Ao entrar no quarto de Pedro o garoto corre para abraçar Marcio que se surpreende.

- Bom dia Dr Palhaço!

Dr. Ferdinando acalma o garoto .

- Calma Pedro o Dr Marcio acabou de chegar .

E temos de dar um nome para ele.

Pedro olhou para o Marcio e sorriu e diz.

- Que tal palhaço Pimentão!

- Por que me chama de Palhaço Pimentão? – Questiona Marcio.

- Porque toda vez que está bravo , o senhor fica vermelho!

- Parece que o Pedro te pegou nessa!

Ao vestir a roupa de palhaço Marcio recebe as instruções do Ferdinand, e os acata.

Pedro pega nas mãos do Marcio e puxa para brincar.

- Dr Pimentão o senhor gosta de fazer dobraduras?

- Claro eu fazia muito com a minha mãe! – Responde Marcio com saudades.

Pedro faz um origami de um pássaro e entrega a Marcio.

- Toma esse é para você se lembrar da sua mãe.

Eu espero que eu vire um pássaro quando o papai do ceu me chamar!

Marcio guarda o origami no bolso e pergunta.

- Não tem nada que possa ser feito!

Pedro responde com um sorriso.

- Deus me deu tudo de bom, até um palhaço para brincar comigo.

- Eu vou rezar para você, mas vamos brincar de carrinho!

Ambos se divertem com uma pista improvisada.

Após sair do plantão, Miguel pergunta para o Dr. Ferdinando.

- Boa noite doutor.

- Doutor Pimentão eu vi vocês dois brincando!

- Eu queria saber se a situação do Pedro tem um jeito?

- Infelizmente a doação de medula exige o tipo negativo no caso dele é Tipo B negativo.

Marcio se lembra que Bruna é B negativo e resolve ir atrás dela.

- Eu sei quem pode ajudar.

Marcio pede para o seu pai.

- Meu pai me leve até a casa da Bruna por favor.

- Meu filho, ela está sentida com você afinal ela está sem nenhuma por sua culpa.

Marcio argumenta em prol do Pedro.

- É para o bem do Pedro.

Ulisses e Marcio vão a casa da Bruna que os recebem com indiferença.

- Olha se não é o Miguel veio pedir perdão já que não vai trazer a minha perna de volta.

- Eu quero ter a vida toda para te pedir perdão, mas eu preciso de sua ajuda. – Diz o Marcio para a sua ex namorada.

- O que você quer Marcio desembucha?

Marcio fala sobre o Pedro.

- Bruna eu estou em nome do Pedro , e peço que considere as nossas diferenças e salve a vida do garoto doando a medula.

Bruna olha com desdém para Marcio e se recusa.

- Sinto muito, mas se fosse outro me pedindo eu doaria.

- Olha o Pedro não tem nada a haver com os nossos problemas e ele quer ser livre , mas vivo. – Marcio chora e deixa um origami que ele mesmo fez para a Bruna.

Ulisses questiona ao ver o Marcio chorando.

- Filho você está bem?

- Eu achei que ela tinha bondade no coração, pois ela me segurava.

- Filho lembra há quase quinze dias quando disse, que o mundo te cobra.

Marcio chora e abraça o Ulisses.

- Ele está cobrando e descontando através do Pedro e da Bruna.

- Não meu filho, o sofrimento é muito forte. Senti quando perdi a sua mãe e seu avô.

- O que eu faço meu pai?

Ulisses com lagrimas da um conselho para o seu filho.

- Aproveite o máximo a companhia do Pedro!

Todos os dias Marcio foi o palhaço Pimentão e brincou com Pedro, se tornando uma pessoa boa.

Até que um dia Marcio chegou e a cama de Pedro estava vazia, o rapaz se desabou em lagrimas, pensando no pior.

- Ele virou um anjinho!

Dr Ferdinando se sensibilizou com o choro do rapaz e o consolou.

- Marcio por que está chorando?

- Por que o senhor está calmo, o Pedro faleceu!

Ferdinando sorri e fala para Marcio.

- Meu aprendiz será um ótimo medico e já está se tornando um excelente ser humano, tenho uma surpresa.

- Que surpresa?

Ferdinando leva Marcio num quarto e se depara com Bruna que o abraça.

Marcio pede perdão para ela.

- Meu amor me perdoa pelo que te fiz passar.

- Marcio o ato de amor que fez por Pedro me fez refletir e ver que ele precisa de nós.

Vi cada passeio que vocês deram, o quanto esse garoto o tornou melhor.

E agora te peço perdão.

Dias depois, Pedro aparece forte e testemunha a união de Bruna e Marcio e fala.

- Agora estou livre e com os meus pais que me adotaram!

Luis Eduardo Martins Garcia
Enviado por Luis Eduardo Martins Garcia em 29/09/2023
Código do texto: T7896982
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.