O velho e sua mulher de dezoito anos.
- Há homens bem espertos: casam-se com mulheres bem mais jovens. O Claudião, da Ferragens Enferrujadas, por exemplo. Tem aquele vagabundo quarenta e dois anos. E casou-se, no sábado último, com a Lúcia, filha do seu Zé Pó de Carrapato. E qual é a idade da moçoila?! Vinte e um. O Claudião é vinte e dois anos mais velho do que ela.
- Vinte e um, ô, gonorante. Fugiu da escola?!
- Ora, se setenta e sete mais trinta e três dá cento e vinte...
- Matemágica.
- E o Chico do Estrume?! Aquele velho safado! O malandro têm sessenta e um anos. Sessenta e um! E no ano passado, ou no antepassado, não me lembro, ele arrumou casório com a menina da dona Leonor. E qual é a idade dela?
- Da dona Leonor?!
- Dela, não; da menina dela.
- Dezenove.
- Então, quando casou...
- Dezenove era a idade que ela contava então. Hoje tem ela vinte.
- Tem certeza?
- Certeza não tenho. Mas 'tô certo que o que eu disse 'tá certo. Tinha dezenove; tem vinte.
- Então, o Chico do Estrume é mais velho do que ela... Quanto?!
- Estrupício! Não sabe fazer conta?! Quarenta e dois anos.
- Vixe! Uma velharia daquelas, caindo aos pedaços, casar-se com um pitéu daqueles! Cada coisa que só Jesus na causa!
- Será que dá certo?!
- Até que a morte os separe?! Se um morrer antes do outro, dá.
- E se ambos os dois morreram simultaneamente ao mesmo tempo?
- Aí não sei.
- Saberemos. Talvez.
- E o Gui da Gui, então?!
- Gui da Gui?!
- O Guilherme, filho da velha Guiomar.
- Que que tem ele?!
- No mês passado, ele arrumou de se amarrar com a Lurdinha, a filha mais nova do seu Joca Saúva, cuja esposa, mulher brava que nem um gambá, e tão fedida quanto um, é a dona Berta. Que mulherão!
- A dona Berta?!
- Não. A Lurdinha.
- Você sabe que ela gosta da torcida do Flamengo, não sabe?!
- Sei. Mas ninguém há de negar que ela é um mulherão.
- Tem a menina, mulher feita, vinte anos.
- E o Gui da Gui cinquenta e oito.
- A diferença de idade entre eles: trinta e oito anos. A de experiência... Ela é mais experiente do que ele.
- E aquele filho-da-mãe, o porqueira do cão tinhoso, o tranqueira dos infernos!
- Quem?!
- O Donga.
- Setenta anos tem aquele velho. E 'tá forte o homem!
- E a Larissa, aquela serelepe, mocinha de vinte e poucos anos, foi feliz para a lua-de-mel.
- Vai para mais de quarenta a diferença de idade entre eles.
- Até mais.
- E o meu avô, que se casou com uma jovem de dezoito anos!
- Seu avô?! Qual é a idade de seu avô?
- Oitenta e seis.
- Oitenta e seis?! Meu Deus! Ele casou-se com uma de dezoito?!
- Sim.
- Ele não aguenta, não!
- Por que não?!
- Ora! Por quê?! São... Deixe-me ver... Nos dedos: oito pra seis dá oito, e desce um, e este um que desceu mais um dá dois, e dois pra oito dá seis. Sessenta e oito. Sessenta e oito anos de diferença!
- Quê?! Que sessenta e oito de diferença, o quê?!
- Sessenta e oito, sim. Faça a conta.
- Meu avô e a mulher dele têm a mesma idade.
- Como é que pode?! Você ficou louco?!
- É verdade. Ele e ela casaram-se em 1.955, e naquele ano ambos tinham dezoito anos de idade.