A SINA DE JOÃO DE DEUS

 

   João de Deus, um homem tão mau carregando um sobrenome desse. Mas sua inocente mãe jamais imaginaria que o filho fosse trilhar por um caminho tão triste e malicioso. Porém sua sina era essa, fazer o mal sem olhar a quem. Adentrava noites e madrugadas mergulhado na bebida sem largar o cigarro, maltratava seus pobres empregados que precisavam tanto de um salário para sustentar seus familiares, mesmo sendo dono de um mercado onde se vendia de tudo numa cidadezinha do interior. Ele era um dos habitantes da vila que levava uma boa vida, tinha mulher e filhos, que não aceitavam essa vida que ele levava.

   Seus dois únicos filhos, um casal, não mais moravam com os pais, o rapaz arranjara um emprego na cidade grande, enquanto a moça fôra desposada por um jovem comerciante de uma cidade vizinha. Pouco visitavam os pais, iam mais por causa da mãe, a quem apelavam para deixar o marido e logicamente deixar de sofrer. Amélia, essa batalhadora esposa que sabia da infidelidade do companheiro, não tinha coragem de enfrentá-lo, por mais que os filhos a orientassem para tomar uma decisão para o seu próprio bem. João de Deus sem sabia contar com quantas mulheres já se deitou e nem tinha consciência de que a vida desregrada que levava poderia afetar seus próprios negócios. E foi exatamente o que aconteceu, quando chegou em casa certa noite bêbado tropeçou no batente e bateu a cabeça, foi o suficiente para que fosse levado às pressas para o hospital. Segundo os médicos ele precisaria ficar internado para fazer uma série de exames, já que sua mente sofreu uma séria lesão. Seus negócios foram interrompidos, suas casas comerciais fechadas e os filhos tomaram a frente até que ele se restabelecesse.

Alguns dias se passaram e João de Deus voltou para casa. A primeira medida dele foi expulsar a esposa de casa, ela se chateou mas ouviu os conselhos dos filhos e foi morar com a filha, era o que ela mais pedia. No lugar da mulher o homem colocou uma amante sua e retomou a posse dos negócios, que foram reabertos. No decorrer de alguns meses os lucros foram caindo e ele foi obrigado a fechar uma de suas casas de comércio, depois outra, ficando só com uma. No entanto nada ia bem, a ganância da amante fez com que ele quebrasse de vez e terminou falindo. Abandonado em casa pela amante começou esquecer das coisas, uma outra amante foi morar com ele sensibilizada com a sua situação. Suas lojas comerciais foram arrendadas e com o pouco dinheiro que conseguia tornou-se um homem pobre, a outra amante fazia o "pé de meia" dela e roubava o que podia. Dos filhos e da esposa não queria aproximação.

Algum tempo se passou e sua memória foi piorando, chegando ele a não mais ter como gerir seus negócios. A amante foi afastada e em seu lugar os filhos colocaram uma cuidadora de boa referência. João de Deus mergulhou completamente no vazio e já não reconhecia ninguém, a única pessoa que ele lembrava era a esposa Amélia, que já um pouco adoentada não tinha mais condições de ficar com ele, pois inúmeras vezes ele tinha acessos de loucura e precisava ser dopado para se acalmar. Nos momentos de calma ele chamava pela esposa, chorava e implorava pela sua volta. Isso durou alguns meses até que o velho corpo não agüentou mais e ele terminou falecendo.

 

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 14/08/2023
Reeditado em 14/08/2023
Código do texto: T7861418
Classificação de conteúdo: seguro