Na esquina da rua Marechal Deodoro há um bar que funciona a 50 anos. Nas mesas de plástico estampado por uma propaganda de uma bebida alcóolica qualquer tem um frasco de palitos de dentes e guardanapos, em uma delas, além desses aparatos e cadeiras tem um homem branco bêbado que frequenta o local sempre que pode. 

     No balcão, está o dono, Seu Nonato, com uma camiseta branca coberta por uma camisa em listas azuis e verdes na vertical aberta de forma a mostrar a camiseta branca. Nos ombros vai um pano de prato que é para enxugar as mãos ao lavar os talheres e mais uma porção de utilidades, como limpar a gordura das mesas de plástico. 

     Chega um moçoilo e pede uma lata de uma cerveja, felissíssimo, aguarda ansioso e dançarino o Seu Nonato pegar no freezer a bebida. Quando retorna Nonato ele conta que viu na internet que uma pequena dose de álcool diária reduz o estresse no cérebro e beneficia o coração e, essa era pra comemorar o novo emprego.

 

- Louvado seja o álcool !!!

 

… Que a sanidade a muito me distancia.

Viva à loucura sensata!

Lúgubre realidade…

Quero-me morrer lento, porém louco.

 

Por que Sobriedade, condenaste-me morto?

 

     Exclama o homem de meia idade perdidamente bêbado com algumas doses de cachaça. Barba e cabelo não feitos, olhar moerteiro e capisbaixo como quem nada nunca desejou, nem mesmo estar ali. O moçoilo ignora como o homem de bem ignora toda maldade do mundo e a de si mesmo.

 

- Um emprego no centro em um escritório é novidade para um negro de favela.

 

     Vai embora. Seu Nonato passa com as mãos no pano de prato desviando os olhos do moçoilo para o bêbado - olhos de pena - .

 

- Vamos fechar.

 

 

Hermenegildo
Enviado por Hermenegildo em 31/07/2023
Reeditado em 18/09/2023
Código do texto: T7850210
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.