Veronese em Turim

Ele dirigiu pela A4. De Milão até Turim levou uma hora e quarenta e cinco minutos em seu Fiat Sport Cupê 69. Foi uma viagem agradável com um sol morno e brilhante.

Chegou do Brasil e foi para Milão pegar seu equipamento e o Fiat 69. Era um viajante e gostava, sempre que podia usar o carro ou um transporte público. Preferia viajar por terra à por ar. Nas estradas e cidades era onde podia ver a naturalidade das coisas e pessoas. O restaurador encontrou uma vaga para o carro e percorreu o caminho a pé.

Em Turim, próximo à Galleria, havia um labirinto de vielas entre prédios antigos. Para Argov chegava a ser um pouco claustrofóbico. Mas era nessas vielas e ruas que se encontravam os melhores Cafés, parte deles escondidos de turistas. Foi em um desses Cafés que encontrou com Anna Maria Brava, diretora da Galleria Sabauda.

Estavam ao ar livre protegidos por uma barraca sobre a mesa. Anna lhe sorriu um sorriso simpático. Tinha idade próxima aos sessenta anos e usava óculos de armação grossa o que lhe dava um ar de inteligência. Sua voz era firme e determinada. Argov se simpatizou com ela.

Obrigada por se encontrar comigo, signore Argov. E desculpas pelo jeito pouco formal também.

Apertaram às mãos, Argov abriu um sorriso simpático e sentou- se de frente para ela.

Eu que agradeço o convite, signora Brava. E não precisa se desculpar. Eu gosto desses encontros. Principalmente num café tão maravilhoso. O que posso fazer por vocês?

Enquanto foi servido um expresso para ela e caffè Latte para ele. Anna explicou. Tinham adquirido um Veronese em péssimo estado. A tela estava perdida no deposito de um museu e quase fora abandonada. Havia sujeira, fungos e danos na pintura. Os especialistas do museu identificaram a peça como um Veronese. O medo deles era de que não conseguissem recuperar a pintura. Terminou o relato com a pergunta clássica. Seria possível restituir- lhe a grandeza?

Gideon Argov sorriu. Bebeu um gole do seu café com leite.

Isso quem poderá lhe dizer é a própria tela, signora Brava. Que tal irmos dar uma olhada nela agora?

Wesley Rezende

Wesley Curumim
Enviado por Wesley Curumim em 08/07/2023
Código do texto: T7831954
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.