O que traz na memória

O curador do Museu de Belas Artes de Budapeste, László Baán , achou que levar cinco meses para restaurar dois importantes quadros do museu era uma tarefa impossível, um verdadeiro milagre em se tratando de um Pissaro e um Delacroix naquelas condições precárias.

Mas para Gideon Argov, o restaurador, o tempo havia passado diferente dos demais. Ele levou o tempo das Obras de arte. Tempo que era diferente ao real. Camille Pissarro e Eugène Delacroix eram dois pintores conhecidos de Argov. Delacroix era um dos mais importantes do Romantismo francês enquanto Pissarro um francês cofundador do impressionismo. Argov tinha registrado em sua biblioteca mental os estilos e vida de cada um. Ele se trancou num estúdio cedido pelo museu e mergulhado nas obras, dedicando o seu tempo em uma de cada vez.

Começou com a Le Pont-Neuf de Pissarro. O trabalho levou quase dois meses e quando terminou, o quadro havia recuperado o tom quente das cores que possuía. Depois se afastou da tela e a deixou num canto. Se virou para Delacroix.

Medeia prestes a matar seus filhos era um quadro sombrio e pesado, coberto de sujeira e com um aspecto morto sem vida. Se dedicou por três meses. Como fazia sempre que pegava uma restauração, pouco saía e quase não se alimentava, ainda assim tirando as olheiras e o aspecto de cansado não havia o menor sinal da perda de peso. O quadro estava cheio de vida, recuperado o aspecto assustador de Medeia com o punhal em mãos prendendo os filhos em seus braços. Era espantoso, como se o quadro houvesse acabado de ser pintado por Delacroix.

Argov partiu para a Irlanda. Iria limpar um Modigliani e isso o fez lembrar-se de Atena, agora sua ex-esposa. Haviam terminado depois de uma longa conversa. Ela estava certa, não podiam viver casados e se vendo tão pouco. Era melhor cada um seguir o seu caminho. Tiveram uma última noite de amor em Milão e logo depois o adeus. Por isso ele rodava o mundo e se afastava do apartamento de Milão, pelo menos até o cheiro e a lembrança dela se dissipasse da sua cama. Tarefa difícil já que ele trazia em sua memória.

Ele iria precisar de tempo e distância.

Wesley Rezende

Imagem: Medéia prestes a matar seus filhos, 1838

Wesley Curumim
Enviado por Wesley Curumim em 27/06/2023
Código do texto: T7823981
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.