Balada para o Inverno

Não, moço, não estou sentindo nada não. Todo inverno eu fico assim, nesse estado: o nariz tranca, vem uma gripezinha que não sara, o reumatismo me põe peso em cada uma das juntas e me deixa com essa vagareza toda no corpo. No ano passado, esqueci a chaleira no fogo e quando percebi ela estava toda retorcida. Desde ali que eu ando muito esquecida. A cabeça anda fraca. Mas chamei vocês não por minha causa. É com a minha irmã o problema. Não sei dizer dessa dormideira dela. Eu também tenho vontade de ficar na cama, deitada, descansando. Mas não acho isso bom, o corpo amolece. De modo que procuro ficar aqui na sala, vendo televisão. Até bem um tempo atrás eu tricotava, mas me veio essa tremedeira nas mãos e daí já me atrapalha e eu fui desistindo. Mas ela sempre foi de dormir. Depois do almoço era sagrado, sempre ia sestear. Nesses anos todos morando juntas, acho que só meia dúzia de dias ela não se deitou depois do almoço, e foi quando vinha visita que ela gostava. Um dia desses ela dormiu demais, eu disse que o café estava na mesa, mas pelo jeito não quis levantar. E como ela está nessa preguiça toda já vai quase uma semana, eu queria ver umas vitaminas, uns fortificantes daqueles de injeção. Por isso pedi pra vocês virem. Tomara que ela levante de uma vez, fico muito sozinha e sem ter com quem conversar, se ela ficar todo o tempo aí atirada na cama como um trapo, sem mexer pra nada. E pra completar, o Políbio, nosso cachorro, anda se comportando de um modo estranho. Começou latindo na porta do quarto dela, latiu até ficar rouco. Depois erguia o focinho pro teto e corria pela sala, ficava me olhando. Cheguei a pensar que estivesse meio louco, o bicho. Fiquei bem assustada, até ia chamar um de vocês antes. É isso. Que bom que vocês vieram. Vou preparar um café bem forte pra nós. Ou preferem chá? Pois é. Mais que isso não sei dizer dessa dormideira dela. E como no inverno o meu nariz tranca, não sinto o tal cheiro esse que vocês me perguntaram. Vou preparar um café bem forte pra nós. Ou preferem chá?