LEVA E TRÁS
É antigo como o jeito de andar que mato tem olho e parede tem ouvido.
Naquele tempo não tinha Internet por aqui, já existia telefone, rádio, televisão preto e branco, porém, poucos tinham possibilidades de comprar.
A carta anônima era o fakes da atualidade...
O correio de leva é trás era feito por gente de carne e osso mesmo.
Então vem daí o termo ou dito popular que "mato tem olho e parede tem ouvido".
Sim, ouvido de que a filha de Fulano tá chegando tarde demais em casa e que já andam falando dela.
A filha de Beltrano está esperando o filho de Sicrano voltar do Rio de Janeiro para casar.
Que ouviu dizer que a mulher de um certo comerciante quando vai ao armazém furta baton. Não foi presa porque é tida como rica e o médico disse que isso é uma doença chamada cleptomania.
Que o coronel do engenho destino comprou a virgindade da filha do vaqueiro por dois contos de reis . E quem acertou a venda foi a mãe da jovem que ainda pediu uma casinha na rua.
Enfim, a jovem pegou barriga e teve um menino que o coronel escolheu o nome e o batizou como afilhado com a esposa dele.
E por aí vai...
E o mato tem olho e parede tem ouvido nos dias atuais é gravado, via celular em conversas informais com pessoas igualmente desqualificadas, porém, "hábeis" no uso das tecnologias, armas que detonam
a vida alheia, inclusive fazendo cortes e montagens em falas e vídeos.
A política dominante local, estadual, nacional e internacional, vive alimentada de mato tem olho e parede tem ouvidos, basta abrir a boca e dizer o que não sabe...
O mundo toma conta.
No dia seguinte vem o disse e não disse...
Assim sendo, cuidado com as visitas inesperadas e com o que fala, porque mato tem olho e parede tem ouvido.