Escolhas difíceis

Era um dia que parecia ser como qualquer outro. Ele tomou o café em silêncio, saiu para trabalhar, cumprimentou o vizinho que estava no portão em frente a sua casa e seguiu o seu caminho. A diferença era que, apesar de não demonstrar, sua mente fervilhava. Há dias pensando num problema que já se tornara inadiável. Não dava mais pra esconder o seu descontentamento embaixo do tapete.

Nunca é fácil, largar a mulher e filhos, ainda que o casamento já esteja no fim. Mas naquele dia, ele estava decidido, não voltaria pra casa.

Havia descoberto uma traição de sua mulher, já tinha algum tempo. E não quiz discutir sobre o assunto com ela. Pensou mesmo que ela ia acabar contando pra ele. Isso não aconteceu.

Foi uma desagradável surpresa, uma simples coincidência e seu mundo desabou.

Nunca tinha desconfiado de nada, a esposa vivia acima de qualquer suspeita. Acontece que a verdade muitas vezes surge de forma espontânea.

Meses atrás ele pegou o telefone pra ligar para a farmácia e sem perceber, apertou o botão Redial, nisso uma senhora atendeu e ele perguntou de onde era esse telefone, no decorrer da conversa, a senhora acabou contando pra ele sobre a traição da mulher dele com o sobrinho daquela senhora. Foi um balde de água fria, ele ficou sem reação, desligou o telefone na mesma hora.

Depois dessa revelação ele passou a prestar mais atenção na rotina da sua esposa. E chegou até a seguir ela por algumas vezes. Em uma dessas, ela tinha ido ao motel com o amante. Sentiu o sangue ferver em suas veias, transpirava de raiva. Pensou em muitas formas violentas de reação, mas não fez nada.

Eles tinham três filhos, e ele começou a pensar se realmente era pai deles. A desconfiança fez com que fizesse o teste de DNA nos três, em segredo, sem a mulher saber.

Ele pensou em como iria resolver aquela situação. Já se preocupava em dormir ao lado daquela mulher, que de uma hora pra outra, se tornou uma desconhecida. Como se toda a sua vida até ali, fosse uma mentira.

É incrível como algumas pessoas podem manter uma traição por anos, sem ao menos gerar desconfiança. A ideia de estabilidade parece uma utopia.

Sem discutir, ele deixou o celular em casa. E o que chamou mais atenção foi o bilhete que deixou destinado a sua esposa, afixado na geladeira: " Você sabe o motivo, sabe o que fez". Um adeus resumido, sem brigas, sem cobranças, sem vexames, um adeus pra sempre, sem olhar nos olhos. Não deu a ela a oportunidade de contar suas mentiras, e nem ao menos se defender.

Uma saída silenciosa, talvez a mais difícil da sua vida. Não levou nada, saiu apenas com a roupa do corpo.

Não foi trabalhar naquele dia.

Decidiu nunca mais voltar.

Abreu Lima
Enviado por Abreu Lima em 21/04/2023
Código do texto: T7769000
Classificação de conteúdo: seguro