O Pintor Triste

Venâncio queria ser pintor. O sonho de Venâncio era pintar. Ele desejava que as pessoas o aplaudissem ou apreciassem sua arte. Porém, Venâncio, não conseguia pintar. Tentava pintar paisagens, mas não conseguia. Tentava pintar prédios e casas, mas não conseguia. Tentava pintar a natureza, os animais, aves, mas não conseguia. Venâncio ficava triste, achava-se inútil, incapaz. Ele era só e vivia sozinho, era uma pessoa calada, reservada e não tinha muita aproximação com outras pessoas. Era a sua dificuldade, relacionar-se com outro alguém ou até se comunicar. Venâncio não conseguia se comunicar oralmente e não não era hábil escrevendo, por isto nem tentava. Ele tinha muita vontade em si e muita inspiração para a arte. Tentava pôr para fora em telas, toda a vontade e sentimento que tinha. Era um homem intenso. Mas mesmo com tudo isso, não conseguia pintar. Certa vez, em tentativas frustadas de pintar a natureza, paisagens e animais, percebeu que estava tentando fazer pinturas belas, pinturas que transmitiam alegria, porém Venâncio era triste, sozinho e não conseguia pintar. Então, certo dia, ao se olhar no espelho, ele pôde ver em seu reflexo, uma pessoa triste, sua face era triste, caída, pele pálida, sem brilho, sem vida. Ele então teve uma ideia. Pôs-se na sala, pegou o pincel e começou a pincelar. Passou uma hora com o pincel na mão. Quando terminou, ficou um pouco alegre por ter conseguido pintar pela primeira vez, depois de tantas tentativas. Ele pintou a si mesmo, fez um autorretrato. Uma exposição de arte estava para acontecer no final de semana na cidade onde Venâncio residia. Ele ficou sabendo e resolveu expôr sua primeira pintura. Uma certa ansiedade o tomava acompanhada de uma certa satisfação e alegria por ter conseguido pintar seu primeiro quadro. O dia da exposição chegou e Venâncio levou seu quadro para mostrá-lo. Foi um triste momento para ele, pois os dirigentes do evento não o deixaram entrar e disseram que um quadro tão feio e triste não seria exposto e mesmo se fosse, não atrairia a atenção de ninguém. Venâncio ficou triste e resolveu voltar pra casa. Porém, quando partiu cabisbaixo a chutar o vento pelo caminho, ouviu uma voz doce e fina.

– Espere, senhor! – gritou uma mulher.

Venâncio parou e ao se virar ficou estupefato! A mulher era tão linda quanto ele podia um dia já ter imaginado que assim o era uma mulher. – Deixe-me ver este quadro. – disse ela.

Ele mostrou seu quadro e ela ficou impressionada com tanta similaridade a ele. – Ficou tão bom! Igual a ti! Uma triste pintura, porém tuas pinceladas foram tão bem expressadas. Uma tristeza bela! – disse a mulher, fazendo gestos com as mãos e com uma voz de admiração.

Venâncio sorriu. Ela era a primeira pessoa a apreciar seu quadro. – Quero tua permissão para mostrar teu quadro numa exposição que farei em minha galeria. – disse a mulher.

Ele confirmou com a cabeça que permitiria. Três dias depois, o quadro dele foi exposto e foi um sucesso. Seu quadro ficou conhecido como o "pintor triste".

Ruan Vieira
Enviado por Ruan Vieira em 07/04/2023
Código do texto: T7757930
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.