Conversa e viagem ao passado

Eu sabia que viria e que era diferente... Mesmo assim é surpreendente... Eu queria tanto saber de algumas coisas...

Sento-me numa cadeira ao seu lado. Fecho os olhos e deixo o sol aquecer- me do dia frio.

Velho Pete. Não me faça perguntas. Há muitas coisas que você não entenderia. Sabe como dizem né, a ignorância é uma benção.

O velho fica em silêncio. Depois respira fundo e abri um sorriso. Seus dentes estão amarelados.

Tem razão, Aldine...

É estranho ouvir esse nome depois de setenta anos. O velho Pete era um garoto e eu um adulto bem experiente e esperto tentando sobreviver na América. Agora ele era o homem experiente, mas eu não era nem de longe um garoto.

Você guardou meu Cadillac? Pergunto tirando as chaves do bolso.

O velho Pete sorri. Coça o queixo enrugado.

Claro que sim! Eu e meu neto tentamos cuidar dele. Gastamos muito para manter o motor funcionando. Uma fortuna na verdade. Mas conseguimos. Venha ver....

Ele se levanta com dificuldade. Seus ossos de oitenta e nove anos são frágeis e qualquer movimento o cansa. Eu o ajudo. Junto com seu neto vamos até um galpão.

O Cadillac está coberto com uma lona. Ao descobri- lo antigas memórias me vem à cabeça. Pisando fundo e o Cadillac correndo pelas ruas de New York, as viagens cruzando o país e as brigas e tiroteios no sul. Posso ver antigas marcas tampadas de buraco de balas. A lataria perdeu seu brilho e um pouco de sua cor, mas ainda está bem conservado.

Fizeram um bom trabalho.

EU pego um pacote de dólares. E entrego para o neto do velho Pete. Os dois arregalam os olhos. Querem aceitar, mas a honra os impedem.

Fizeram um grande favor por mim. Isso não é nem o mínimo que merecem. Mas aceitem, por favor, não poderia ficar tranquilo enquanto se não aceitarem.

Eles pegam o pacote falando ser muito dinheiro. Sorrio e digo a eles que não me fará falta. O velho Pete segura meu ombro.

Que tal um café e uma conversa sobre o passado?

Proposta irrecusável.

Wesley Rezende

Wesley Curumim
Enviado por Wesley Curumim em 06/04/2023
Código do texto: T7757727
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.