Clara,a jovem de pele escura

Seu nome era: Clara,uma linda jovem de pele escura que todos que a conheciam e que a chamavam a indagavam: Como seu nome pode ser Clara,se ,sua cor de pele é escura?

E ela assim sempre respondia: Que diferença faz,Clara é só meu nome, não tem nada a ver com a cor de minha pele sobre a qual,eu tenho muito orgulho de ser preta,e esse meu nome foi minha mãe quem me deu, e eu não a critico por isso,sinto-me lisonjeada por ela ter me dado esse nome.

As pessoas do bairro de onde ela morava,não se conformavam com esse seu nome é que na verdade ,todos sentiam inveja dela,por ela ter uma formosura ímpar,de uma pele da cor de um diamante negro,cuja valiosidade ultrapassava ainda mais essa pedra preciosa e de seu nome ser chamado de Clara sendo que ela não era Clara de cor nem jamais seria.

Um dia,Clara,falou para sua mãe que era uma pobre costureira o seguinte: Mãe, eu agradeço esse seu nome que me deste,mas,quanta dor de cabeça,ele me causa,se,eu soubesse que isso me traria tantos problemas assim,seria melhor ,você ter me mudado,mas,jamais mudarei um nome tão belo quanto esse ,apenas,por causa do racismo,do preconceito racial e da discriminação de gente ignorante que não sabe ver que um nome é só um nome e nada além disso.

Sua mãe lhe disse: Desculpe-me: minha filha,se,eu soubesse que um simples nome pudesse lhe trazer tantos problemas só por causa de sua cor,porque as pessoas comparam seu nome com a cor de sua pele,mas, cá entre nós, não se preocupe, porque,a gente sabe,que todo mundo a inveja por causa de sua beleza exuberante que por onde passas exala sua fragrância e elegância a todo instante,por onde passas,o mundo se enche de graça, saiba disso ,minha filha,não enche sua cabeça por causa disso não.

Mas,só que um dia,Clara,ao passar,numa praça do bairro da cidade de onde ela morava,uma das mulheres também bonita,de lá,fez um comentário malicioso sobre ela,dizendo-lhe: Olha ela ,lá,andando pelas ruas,ela pensa que é uma modelo a desfilar quem vê pensa que tem dinheiro,deve até passar fome ,filha de costureira,uma simples mãe,que lhe deu esse nome Clara para uma filha de cor escura, preta ,negra.

Clara que tinha bons ouvidos, uma boa audição, ouviu tudo aquilo,e aproximou-se na hora para perto de si,e aparentemente como sendo uma moça tão calma acabou perdendo as estribeiras,e lhe perguntou o seguinte: O que foi que você disse? Repete,se for mulher de verdade? A fofoqueira do bairro que se chamava Raquel a quem lhe tinha falado isto,apenas,disse,é isso mesmo que você escutou,e não vou repetir ,você por acaso não é surda ou é?

Foi quando,o sangue fervou em suas veias,suas veias e artérias do pescoço ficaram salientes,sobressaltadas ,parecia que ela ia infartar de nervoso e raiva que parecia que ia surtar e simplesmente ela surtou,pela primeira vez,depois de tanto tempo de provocações de todos tudo por inveja e por questões raciais.

Clara,pegou-lhe os cabelos daquela moça,balançou-os,puxou-os para os lados,deu-lhes em seu semblante uns tapas também, uns tablefes, Clara era boa de luta,ela havia aprendido a lutar capoeira com seu falecido avô mas se bem que ela não usou nenhum tipo de luta de capoeira porque capoeira na verdade é uma dança misturado com técnicas de luta dos povos negros oriundos do continente africano.

Sendo assim,Raquel aprendeu essa lição que lhe foi deixado em seu rosto avermelhado e inchado de tantos tapas que lhe foram dados pelas mãos de Clara.

E Clara,ainda,lhe perguntou? Ficou clara a situação agora,para que você não possa mais falar mais mal de mim nem de ninguém, não procurar difamar os outros sem motivo algum,porque,isso é feio.

E Raquel que havia apanhado dela feio,somente,respondeu,sentada com a bunda no chão,sim,a situação ficou claríssima,Dona Clara,isso,nunca mais vai acontecer, prometo,pelo menos ,não vindo de mim.

Respondeu: Clara: Acho bom mesmo!

E já que costuma falar pelos cotovelos,certamente,quando,lhe perguntarem e que lhe perguntarão o que exatamente ocorreu por aqui ,porque ,eu sei que houve algumas testemunhas de minha agressão contra ti,não hesite em dizer a verdade,apenas a verdade.

Clara lhe disse? Tá ok?

E Raquel,respondeu: Ok!

E cada uma das duas foram embora,seguindo seu rumo na vida.

Autor: Wilhans Lima Mickosz

Wilhans Mickosz
Enviado por Wilhans Mickosz em 15/03/2023
Reeditado em 15/03/2023
Código do texto: T7740746
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.