O sonho de ser rico (BVIW)
Juca do cavaco era um boêmio, cheio de lábia e carisma. Era daqueles de sorriso fácil, samba no sangue e vida nos olhos, sabe? O tipo malandro, nem de longe era mal visto na comunidade! Pelo contrário, arrancava riso fácil, era conhecido por todos e sempre lembrado por sua simpatia. Por várias vezes, foi aconselhado a concorrer a um cargo político e usufruir dessa sua popularidade nas urnas, mas Juca era sempre enfático ao recusar:
- Jamais farei parte dessa corja enganadora do povo!
Sumido por uns tempos, Juca foi fazer investimentos no exterior e, ao regressar à terra natal, chegou diferente, bem vestido e com postura de empresário. Na praça, ergueu uma faixa cujo título dizia: "Chegou o tempo de enriquecer!".
Atraídos pela chamada, motivados pelo desejo de ficarem ricos, e segurados pela popularidade de Juca, milhares investiram milhões no tal negócio. Não demorou muito e Juca tomou chá de sumiço outra vez e, em carta aberta, deixou clara a ambiguidade de sua oferta aos que questionavam retorno:
- Caros investidores, vocês sempre me motivaram à carreira política, para a qual não tenho dom, porém, motivado por meu sonho e pela ganância de vocês, criei meu próprio pé de meia, já que jamais confiaria em negócios escusos de outrem. Fica o aprendizado, hem!Chegou meu tempo de enriquecer.