Tiago - O futebolista

Tiago

Aquilo não era certo. Como podia? Um dos mais bem-dotados, futebolisticamente falando, sobre Tiago, disse que este não era capaz de realizar uma sequência de três embaixadinhas. Todavia, Tiago seguia metendo gols e mais gols.

Houve quem conjecturasse que na infância sofrera de alguma (ou algumas) comorbidade que mesmo tratada, fez com que as sequelas fossem perceptíveis até os dias de hoje. Quais? O desengonçar de seu passo, de sua corrida, de seu jogo. O Tiago era absolutamente desengonçado.

Crescera ouvindo de seus convivas mais velhos, admoestações da seguinte estirpe: “Corre direito seu tolo!”; “Tu tá bêbado cara?!”; “Uh! seu abobado!!!”. Contudo, a obstinação de um menino – futuro homem da bola – não pode ser abalada por simplórias sentenças intimidatórias que não são capazes de enxergar a inevitabilidade do futuro.

O futuro? Eu respondo: gols.

A corrida era um bailado torto e arredio. E sempre que partia com a bola em progressão, em direção aos zagueiros (e este que narra, inclui-se neste rol), a impressão dada ao observador externo era de que suas pernas se enrolariam com a bola, provocando sua queda no chão, imobilizado em movimentos do quadril para baixo porque os membros inferiores se encontrariam em nó. Tal e qual um personagem de desenho animado pastelão.

Não era o que ocorria!

A corrida de bailado torto e arredio, de pernas de garça manca, era uma dança contemporânea incompreendida e inexoravelmente eficiente. Tiago: um homem com pernas bambas, de borracha. E houve quem disse, em certa ocasião, tratar-se de um coitado. Dribles e gols forçaram a reformulação da análise vertida a Tiago.

Na última partida – árdua peleja, repleta de dificuldades para o time vencedor, do qual nosso herói fazia parte – contínuas e duras reclamações eram feitas, por parte de um dos reservas, sobre o modo como Tiago estava jogando. Questionado, por este mesmo reserva sobre seu (Tiago) desempenho em campo, o zagueiro de olhar absorto no nada, no absoluto, exclamou baixinho ao reserva:

- Contemple o modo dele jogar. Apenas contemple porque o inevitável ocorrerá…!

Brusque, 29 de março de 2022

Cleber Caetano Maranhão