Lençóis, BA (Novas Lendas) - "Na Presença dos Jecros"

Os Jecros estão presentes em toda nova mitologia baiana. Eles vivem numa frequência corpórea diferente da humana, portanto, vê-los é algo impossível, se não, por meio da perigosa receita de cachaça de erva doce, feijoada com pimenta ao meio dia, e depois disso sentar-se nos locais mais quentes das cidades é dormir de barriga e braços em posição virados pro sol.

Todos os relatos apontam as duas atitudes, seguidas pelo sono profundo na sarjeta, num banco de praça, ou mesmo no meio fio. Sua mente e alma são atiradas no mundo deles. Que lhes aguardam ansiosos... Alimentam-de tudo o que é coisa, mas humanos são como seu mais doce néctar. E como podem nos comer se estamos em forma espiritual? Não é carne que os Jecros tiram de nós! Eles - que são terríveis e assustadores, gigantes híbridos de humano com bode - nos alcançam ligeiramente e se aproximam nos beijando por todo rosto... O seu beijo é capaz de retirar (pra sempre) as nossas mais profundas e também as recentes, memórias... todas elas. E como os Jecros de fato, odeiam e invejam os humanos; Na maioria das vezes, optam pela retirada das memórias felizes...

Nunca permita que um amigo resolva dormir após esta refeição tão específica, aparentemente comum e muito especial, num dia terrível de calor. Pois (reza a lenda, é o que dizem... Já terem perdido honrados membros da cidade assim desse jeito) suas mentes e espíritos estarão lá, junto com eles, os Jecros, demônios invisíveis que vivem paralelos a nós, sempre nos estreitando. E retornará (se tiver sorte de retornar) sem se lembrar mais, das coisas e épocas boas da própria vida...

(H.B)

Henrique Britto
Enviado por Henrique Britto em 27/12/2022
Código do texto: T7680695
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.