FILOSOFIA DO ESPORTE

 

Os atletas, na maioria dos esportes estão focados nas conquistas de ser campeões isto porque o mundo atual, pede... são cobranças por títulos em campeonatos pois sem eles o esporte parece perder a graça, e o esportista fica sem estimulo, abandonam o esporte antes do tempo, esquecendo que o treinamento físico deveria ser por toda a vida – alguns esporte atualmente fazem competições entre os máster levando a atração para os mais velhos, mas mesmo assim são os mais fortes que seguem competindo. A maioria deixa da sua continuidade porque não seguem a filosofia do esporte e os benefícios em termos da saúde que ele proporciona.

Existe outro fator importante que vai além dos méritos da competição, apensar de ela ser importante assim como a prática física também o é, mas nela encontra-se a filosofia do esporte e algumas praticas a sua filosofia é mais importante – eu pratiquei judô até os 75 anos de idade e sempre levei paralelo a pratica a sua história filosófica, pois é ela que nos prepara para a vida, que nos ensina agir com bom censo, combater os males, lutar pela vida e não somente com os adversários, ajudar e ser ajudado e tratar as pessoas sempre com respeito, isto está dentro da filosofia do judô e de outras artes marciais oriundas do pais do sol nascente, o Japão – mas nas outras práticas esportivas a filosofia do esporte é a parte importante, onde o atleta deve ter sua atenção, para se tornar um exemplo no amplo sentido.

Neri Satter – Dezembro de 2022

 

 

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 24/12/2022
Código do texto: T7679095
Classificação de conteúdo: seguro