Valores Perdidos

Carlos tinha tido mais um dia cheio. Estudo bíblico de 6 as 9 da manhã. Musculação pesada de 10 as 12. Almoçou e caiu dentro do trabalho. Lidar com o publico é uma tarefa para quem é diferenciado. A tarde foi de muito problema, vários estresses, poucas vendas e consequentemente pouco dinheiro. Finalmente deu 18 horas, ele orou pelo pôr-do-sol, se arrumou e saiu para o tão aguardado treino de boxe, a sua grande paixão e amor, depois de Cristo, é claro.

O treino foi cansativo, como sempre, mas foi maravilhoso. Carlos voltou para casa as 20 feliz da vida. Todo o estresse e todos os problemas da vida haviam desaparecido. Ele tomou uma ducha quente, relaxou debaixo do chuveiro e refletiu sobre seu dia. Jantou, se arrumou e preparou a mochila para o ultimo round do dia: Ministrar aulas de boxe.

O céu estava encoberto pelas nuvens cinzas e uma garoa fina caia. A chuvinha chata e o frio não o impediram de cumprir com seu objetivo. Carlos chegou no ponto. As 3 primeiras vans passaram cheias, ele não quis embarcar. Um ônibus passou direto. Carlos bufou e deu graças, pois poderia ser algum livramento, a gente não sabe o que Deus faz por nós. Finalmente um ônibus parou. Carlos embarcou e sentou na janela.

A viagem seguia tranquila. O ônibus não estava cheio e o motorista estava dentro do limite de velocidade. Carlos observava as pessoas na rua e imaginava como era a vida de cada uma delas. Se colocava no lugar de Deus, que vê e conhece tudo, e pensava o quão difícil devia ser para o Pai ver o que vê. O ônibus parou em uma famosa área comercial da região e encheu. Uma bela jovem loira, de vestido preto curto e justo, sentou ao lado dele. Carlos respirou fundo, a olhou com certa ternura e falou:

-- Com licença, que tal troca de lugar comigo?

Ela franziu o cenho estranhando e respondeu meio que grosseiramente.

-- Pra que?

Carlos sorriu.

-- Se você sentar aqui no canto nenhum homem vai roçar em você, ou colocar o papagaio no seu ombro, se é que me entende.

A jovem manteve o silêncio por alguns segundos e concordou. Eles trocaram de lugar. A jovem enfiou os olhos no celular, ainda meio confusa e tentando entender o que tinha acontecido. Carlos pôs os fones no ouvido e relaxou no banco do corredor. A jovem, ainda desconfortável, o olhou de cima a baixo, mordeu o lábio e perguntou:

-- Você é casado?

Carlos a olhou.

-- Sim, sou.

-- Não vejo aliança.

-- Eu a perdi.

-- Eu... Me passa seu zap?

Carlos sorriu singelamente.

-- Não posso, querida.

-- Sua esposa jamais saberá. Se é que você realmente tem uma. Pra mim você só está se fazendo de difícil.

Carlos respondeu calmamente:

-- Amada, eu sou casado e Cristão. Tenho uma aliança com minha esposa e com Deus. Concordo que minha esposa pode nunca saber, mas eu saberei e Deus também.

A jovem arregalou os olhos e sua pele ficou rubra.

-- Mas foi você quem me deu essa...

-- Gentileza? Querida, o que eu fiz foi cumprir o segundo mandamento de Cristo, que está lá em Mateus 22: 37-39, "Respondeu Jesus: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. Em outras palavras, amada, eu só fiz com você o que eu gostaria que alguém tivesse feito pela minha esposa, minha filha, irmãs e mãe.

A jovem ficou em silêncio e pareceu se sentir culpada por ter achado que Carlos tinha segundas intenções.

-- Me perdoe. É que...

Carlos sorriu para ela.

-- Eu entendo. A culpa não é sua. Os valores estão tão perdidos hoje em dia, que qualquer ato gentil causa pavor e estranheza. Você não tem culpa, infelizmente você só agiu como a sociedade impõe. A propósito eu até te agradeço por levar numa boa essa situação, pois hoje em dia as coisas estão tão distorcidas e tem muitas mulheres que poderiam tomar o meu ato gentil como uma "afronta" e me "cancelar".

A jovem sorriu para ele.

-- Eu vou é te ativar!

Carlos estranhou.

-- Como assim?

Ela abriu a câmera do celular, se aproximou dele e começou a gravar um stories no instagram.

-- Oi gente! Quem disse que os homens bons estão em extinção...

Carlos entrou em pânico.

-- Pare com isso, menina, pare. Apaga isso aí!

-- Mas...

-- Apague. Eu não fiz isso para ter status ou mostrar algo para alguém. A palavra de Deus é clara quanto a isso. Está em Mateus 6:3 e diz: ...Não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.

-- Esta bem. Desculpe.

A viagem continuou e a jovem desceu 3 pontos depois. Ela agradeceu muito antes de soltar e Carlos seguiu viagem pensando em como os valores estão perdidos. O natural esta perdendo a vaga para o normal. E agora até gentileza se tornou algo raro.

Erich Noronha
Enviado por Erich Noronha em 20/12/2022
Código do texto: T7676051
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.