A visita (BVIW)

Seu Tibério, camponês, não frequentou a escola, mas cultiva aprendizados da vida. O homem tem mil histórias a contar e, entre elas, a quase lenda de umas mariposas que infestaram a fazenda. Segundo o matuto, certa vez, foi deixado no descampado pelo patrão e, antes que o carro do fazendeiro sumisse ao longe de sua vista, uma fumaça encobriu o horizonte, cegando-o por alguns instantes. Assustado, ele fechou os olhos e os protegeu da levada com o braço , o que lhe pareceu tormenta de uma eternidade, embora tenha sido tempo de um raio, como ele mesmo diz. Ao abrir os olhos, aliviando também a guarda de proteção ao rosto, ele jura, acreditem: o descampado era puro verde e a colheita naquele ano, veio sem que tenha arado a terra ou semeado nenhum grão.

Lenda ou não, a casa própria que o homem tem hoje, faz jus à seara desta leva e, acreditem ou não, a tal misteriosa e até dita milagrosa visita das mariposas deixou marcas não apenas na memória de Tibério como em seu entorno. Desde o tal dia, quando regressou para o acampamento, na parede cada tijolo encerra asinhas dos insetos e, anualmente, elas saem e regressam em nuvem ao colchão do homem, que conta o causo repetidamente, a quem puxar o assunto.

06/12/22

Jessica Rodrigues
Enviado por Jessica Rodrigues em 06/12/2022
Código do texto: T7666050
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.