Despedidas

Toca a campainha. Helena atende a porta :

-Você viajou mais de mil quilômetros para falar comigo. Está atrasado uma hora e meia. Você nunca chega na hora em lugar nenhum. Que coisa irritante! Eu xingo, falo e você nem se altera. Indiferença é sinal de desamor sabia? Nos suportamos a vida toda.Você não cabe mais na minha vida! Hoje você se superou. Eu saio de casa, venho para outra cidade, você me descobre, me manda flores, diz que está vindo para conversarmos e chega atrasado!

- Eiiii, Helena! Me dá uma chance. Tenho uma surpresa para você!

- Surpresa? Você sabe que eu detesto surpresas. Você já me fez duas, e as duas vezes foi satisfazendo um desejo seu...

- Helena, eu te amo, são vinte e seis anos juntos. Vamos conversar, ver o que está errado. Não é possível que você não sinta nada por mim, uma vida inteira juntos, dois filhos. Me deixe, só esta noite, fazer as coisas do meu jeito. Vamos? Ricardo abre a porta e a conduz. Chegam em um hotel à beira mar. Helena amolece o corpo e o espírito. Por um momento sente-se feliz, mas depois lembra da monotonia da sua vida e da vontade de sair pelo mundo.

- A vida inteira sei que te amo Helena. Pensei nestes dois dias e não achei nada que eu poderia fazer sem você. Eu quero você de volta, nosso casamento, nosso amor, a rotina de dias tão felizes. Quando nos perdemos?

- Não nos perdemos. Só deixamos de existir. Nós não temos mais nenhum assunto em comum. Somos diferentes demais. O que nos unia era o projeto de criar nossos filhos. Eles se foram, aposentamos e eu me vi em casa o tempo todo com uma pessoa que não admiro mais. Eu preciso viver, viajar, estar um pouco comigo mesma. Acabou! Vamos nos despedir sem drama!

Ricardo senta perto de Helena e puxa o seu queixo para que ela o olhe nos olhos.

- Vamos combinar uma coisa? Você faz a viagem que sempre sonhou sozinha. São três meses não? Faça o seu curso, viva esta experiência e quando retornar conversamos de novo. Eu espero, sem problemas. Você não diz que me espera a vida inteira? Agora é a minha vez de esperá-la. Ricardo abre o vinho, enche duas taças e propõe um brinde:

- Ao futuro e à vida. Bebe o vinho de uma só vez, pega as chaves do carro e sai. Antes diz: - Paguei duas diárias deste apartamento. Ele é mais confortável que o seu apart. Fique aqui. Eu vou para o aeroporto tentar voltar para casa. Mas se quiser podemos fazer uma boa despedida esta noite...

Marcia Cris Almeida

27/11/2022