Contingências BVIW
Contingências BVIW
Ah! Se eu tivesse uma bola de cristal! O jogo de causalidade, da premissa de que toda ação é a consequência direta de uma causa, de que a existência é feita de um encadeamento de causa-consequência, seria desvendado por uma bola de cristal.
Não quero estudar agora, preciso curtir minha vida. Este emprego é muito chato, vou largar e trabalhar por conta própria. Meu casamento está ruim, vou separar e cair na gandaia. Meu filho precisa realmente ser criado com tanta repressão? Não posso relaxar nesta educação? A vida vai ensinar o que ele precisa aprender. Tantas dúvidas que temos e deixamos sem solução ou decisão por temer as consequências lá no futuro. A vida não tem volta, não tem como revisar e mudar o rumo das nossas escolhas.
Mas com uma bola de cristal! Ah! Tudo seria possível! Poderíamos consultá-la sempre que precisássemos decidir alguma coisa. Se eu fizer isto, como estarei daqui a 10 anos? Poderíamos corrigir rumos e atitudes. Poderíamos traçar nossa vida, ela seria bem planejada e... sem graça nenhuma. Como viver sem se espantar e surpreender? Como colocar tempero no nosso viver se temos tudo planejado e conhecido antes de viver? Não posso deixar de estudar. A bola de cristal está me mostrando que sem estudar não terei recursos para viver como eu gosto. Não vou fazer aquela viagem, vou ser assaltada no caminho. Se eu terminar meu casamento vou achar a pessoa mais importante da minha vida naquela viagem que não estou querendo fazer.
Sentiu como a vida ficaria sem graça? Vamos deixar o futuro lá no futuro e tecer a vida pouco a pouco lembrando que sempre existe as contingências. As coisas podem ser ou não ser e como sabemos o que fazer? Vivendo.
Márcia Cris Almeida
23/08/2022