A casa com três lambrequins... BVIW
Manhã de inverno; a antiga e graciosa construção emoldurada por uma paisagem em tons de esmaecidos verdes... permanece de sua janela azul, observando as pessoas que a observam, ou apenas passam por ela; Senhora Nostalgia é seu nome.
Mesmo, com portas e janelas fechadas seu olhar de casa - alma continua aberto e curioso. Cada detalhe de suas paredes, escadas e telhados estão repletos de histórias, entre elas, há um mistério; pois o telhado apresenta só três lambrequins - artísticos recortes de madeira - o usual é que toda a borda frente da casa e suas laterais, menos o fundo, apresente esses ornamentos (herança dos imigrantes) que também servem de pingadeiras.
E assim, o mistério continua e para desvendá-lo precisaria de uma bola de cristal, na qual o passado de sua arquitetura aparecesse em límpidas imagens... No silêncio da sua casa e jardim, aconchegada à suas memórias, A Senhora Nostalgia faria um pedido à concentrada bola de cristal:
“- Quero muito rever uma daquelas cenas em que os meninos brincavam alegres, nos fins de tarde com bolinhas de gude!” Enquanto aguarda a resposta, ela lembra que algumas das bolinhas parecem planetinhas, outras, pequenas bolas de cristal...
***
http://aprendendoporai.blogspot.com/2011/04/os-lambrequins-do-sul.html