Joana correu para terminar o tempero do feijão  e fazer um arroz. Logo, Tião chegaria para almoçar. Mexendo na panela, lembrou-se de que era aniversario de sua amiga Jandira; as duas haviam sonhado estudar medicina. Jandira, hoje médica pediatra,  morava sozinha numa cidadezinha do interior.
Arrumou a mesa com uma toalha florida; colocou os pratos descombinados e os copos aproveitados dos vidros vazios de geléias. Ouviu o assobio de Tião e, olhando pela janela, viu que as crianças corriam para abraçar suas pernas. Ele sorria feliz com um saco de pão nas mãos. Com certeza, ele havia parado na Padaria do Rasquinha naquela horinha em que o saiam quentinhos do forno. As crianças entraram  alvoroçadas, com gritinhos de alegria. - Hora de lavar as mãos crianças! – Tião falou acariciando a cabecinha do filho menor.
Aproximou-se de Joana e, afastando seu cabelo do rosto com ternura, beijou sua testa. Sentou-se à ponta da mesa, e logo as crianças correram para seus lugares. - Que delicia!, falaram em coro – e viraram seus pratos, famintos,  para receber a comida bem feita da mãe.  
- Primeiro a prece de agradecimento, certo? disse Tião. Colocou a mão em sentido de prece e todos o imitaram. O gato acinzentado encostou na perna de Tião. Com sua voz cadenciada, rezou o Pai Nosso habitual  e Joana se emocionou.  Olhou o rostinho alegre de seus filhos, enquanto Tião cortava uma fatia grossa de  pão para cada um.

- Joana, esqueceu da manteiga? - perguntou Tião.

- Ah esqueci! - e correu para a geladeira.
Limpou o suor do rosto em seu avental e sentou-se ao lado de Tião.  Naquele momento Joana não somente havia esquecido da manteiga, mas de todos seus sonhos antigos, que naquele instante, pareciam pouco importantes.  Apoiou o queixo em uma das mãos com um sorriso amoroso e olhou aquela cena diante de seus olhos que parecia até a Santa Ceia.

 

Tema: Esqueci (Conto)

Mary Fioratti
Enviado por Mary Fioratti em 16/08/2022
Reeditado em 16/08/2022
Código do texto: T7583565
Classificação de conteúdo: seguro