MUDANÇA DE VIDA

   Eu era ainda um menino quando fui morar naquela fazenda de um tio do meu pai, seu Candio, ele estava bem velhinho e não tinha quem desse apoio para ele, então meu pai se prontificou a morar e trabalhar nessa imensidão de terras. Ele era viúvo, tinha dois filhos mas moravam no exterior. Empregados tinha uma porção, alguns que não mereciam muita confiança, razão de meu pai se prontificar a deixar a cidade grande e se mudar com a família para esse local longíquo. Conosco também foi Angélica, uma prima que morava com a gente na capital e topou também viver essa aventura quando poderia muito bem ter ficado por lá, mas preferiu sentir o cheirinho do gado, a comida brejeira e o clima gostoso. Aliás ela já passou alguns dias nessa fazenda há alguns anos e adorou voltar de vez. Angélica sempre foi uma menina esperta e nós nos divertíamos muito nos primeiros dias dessa mudança.

   Assim que chegamos o Senhor Candio nos recepcionou muito bem, estava com muita saudade de nós e para ele essa mudança foi motivo de muita alegria. Toda a organização da fazenda ficou a cargo do meu pai e ali mesmo nessa cidade eu continuei meus estudos junto com Angélica. Começamos a trabalhar ainda jovens no periodo da tarde, já que pela manhã tínhamos o compromisso com a escola.

   A saúde do tio do meu pai estava preocupando e Cristina, filha de seu Candio que morava no exterior, resolveu vir ao Brasil para ficar com o pai o tempo que fosse necessário. Demonstrou ser uma pessoa formidável e nos tratou muitíssimo bem mesmo sem nos conhecer pessoalmente, mas ouvia falar sobre nós. Houve a necessidade do Senhor Candio ter que fazer alguns exames no hospital e diversas vezes eu e minha prima Angélica nos prontificamos a acompanhar Cristina até o centro médico e enquanto ela resolvia alguns problemas na cidade nós ficávamos com seu Candio junto ao leito. Ele agradecia muito pela nossa dedicação e sempre mandava o seu motorista comprar presentes para nós, o que achávamos desnecessário, mas ele insistia e dizia que dinheiro era prá ser gasto mesmo.

   O tempo passou, eu me tornei um rapaz e Cristina voltou para o exterior onde tinha seus negócios, mas freqüentemente vinha ao Brasil. Angélica formou-se em Letras, era um pouco mais velha que eu, e teve que voltar para a cidade grande onde conseguiu um bom emprego, mas sempre estava nos visitando na fazenda.fazenda. Seu Candio passou dos noventa anos e mostrava-se com uma saúde perfeita.

        ________(><)________(><)________

Uma história fictícia, porém seus personagens têm nomes reais, nomes que escolhi para homenagear alguns poetas/escritores, são três recantistas que eu muito admiro por terem trabalhos excelentes aqui no RL, sem desmerecer os demais poetas e escritores deste site, a quem peço desculpas, quem sabe, talvez outro dia poderão ser honrados com essa minha gratidão. São eles: Angélica Gouveia, Cristina Gaspar e Candio Domingues.

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 11/08/2022
Código do texto: T7580310
Classificação de conteúdo: seguro