O HOMEM E OS ANIMAIS

O homem comparado a outros animais da natureza em termos físicos não tem nada de especial: Não é capaz de voar como as aves; não tem a destreza e a velocidade dos felinos; não possui a habilidade dos primatas; não possui a força dos rinocerontes e não consegue nadar como um golfinho. Qualquer animal tem os sentidos mais aguçados que os sentidos do ser humano. Mas nós temos duas coisas que nos tornam superiores (entenda superiores no sentido de dominadores) a qualquer animal: A capacidade de se adaptar em qualquer ambiente, mesmo sendo muito hostil, e a inteligência.

Os seres humanos são capazes de sobreviver em um ambiente árido como o deserto do Saara, mas também conseguem sobreviver em ambientes extremamente gelados, como o polo norte. Esse detalhe nos dá uma grande vantagem sobre os animais, que apenas conseguiram se adaptar cada qual em seu ambiente. O homem se espalhou pelo planeta e dominou todas as outras espécies, se tornando o senhor da Terra.

Mas o que faz a diferença do ser humano perante os animais é a sua inteligência. Graças a ela o homem se tornou o ser supremo dentro do nosso planeta, decidindo qual animal deve viver ou morrer. Muitos animais já foram extintos graças a voracidade humana que não tem limites, e muitos ainda serão extintos até que não reste mais nenhum animal vivo, infelizmente. Muitos animais são mortos (por que não dizer assassinados?), por caprichos tolos, como por exemplo para a confecção de casacos de pele, ou em rituais que já deveriam ter deixado de existir, ou ainda através da caça predatória visando simplesmente a fins esportivos. Em pleno século XXI a caça esportiva ainda é praticada.

A raça humana já se mostrou capaz de sobreviver a tudo: Epidemias (recentemente estamos lutando contra a Covid), terremotos, furacões, etc. Mas talvez haja uma uma única coisa que possa destruir a raça humana: O próprio ser humano. O homem já demonstrou a sua capacidade de se autodestruir, através de guerras insanas que já mataram milhões, mas ele não quer parar por aí. Deseja destruir a si próprio(mesmo que de forma inconsciente) e destruir o próprio planeta em que vive.

Se nós não mudarmos a nossa filosofia de vida, a nossa forma de pensar e de agir, esse objetivo será alcançado e a humanidade deixará de existir, e após todos os animais serem extintos, o homem extinguirá a si próprio, tornando-se o último animal a ser extinto no planeta. Ainda há tempo de o homem conscientizar-se e começar a fazer a coisa certa que é preservar os animais, o planeta e a si próprio. Mas o tempo está se esvaindo cada vez mais rápido. Um célebre filósofo que viveu no século XVI chamado Thomas Hobbes disse a seguinte frase que se tornou muito famosa: "O homem é o lobo do homem". Apesar da frase ter sido dita no século XVI, ela continua mais atual do que nunca.