DOR DA RAÇA...(BVIW)
Lúcia era uma pessoa educada carismática, competente em suas habilidades, poderosa em sua beleza, mas infelizmente era “barrada “em muitas coisas em sua vida, era a monstruosidade do preconceito racial que ela sofria por ser negra.
Conseguiu concluir sua faculdade de Administração e de Empresas, pois sonhava em sem executiva, amava serviços de escritório.
Mas infelizmente a ficha foi caindo, ela sempre buscava vagas em escritórios, mandava currículo todo bem elaborado, conseguira por um “milagre” um estágio na faculdade mesmo, fora ótima aluna. Ela conseguiu se matricular na faculdade pela lei de cotas.
Mas agora sentia na pele o que era ser negra, mandava currículo e na hora da entrevista presencial já sentia o olhar diferenciado, o pouco caso, das atendentes que faziam a seleção, muitas eram “branquinhas”, mas com ares de racistas, já a olhavam com ares de superioridade.
- Bom dia, vim fazer a entrevista de emprego para o cargo de secretária, chegava ela cheia de esperança...E a deixavam esperando, para no final informar que vaga já fora preenchida.
- Sinto muito Lúcia, mas a vaga já foi preenchida...
Atendentes sempre despreparadas e racistas, e nunca conseguia uma vaga, seguiam a regra da empresa.. Vagou por muitas empresas e o sonho de ser uma secretária executiva se foi. Hoje trabalha num salão de beleza afro, de uma amiga. O racismo em nosso país é ainda estrutural, mesquinho e dolorido para quem sofre.
SOMOS TODOS UM EM DEUS...A ALMA NÃO TEM COR, RAÇA OU SEXO...
TEMA: ARES DE RACISMO
LIDERES NEGROS NO BRASIL SÃO MUITO MENOS DE 30 %
IMAGEM GOOGLE DE ALGUNS LIDERES EXECUTIVOS
Tenho orgulho de ter nora, cunhada negras e netos e sobrinhos mestiços
É PRECISO AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO E NÃO PELA COR, RAÇA OU STATUS