COLETÂNEA DE TEXTOS SOBRE ANJOS

CULTO PARA UM ANJO

os últimos raios de sol quase me ofuscavam

o campo santo mergulhava em silêncio total

eu insistia no contato o anjo e o mortal

na frente da lápide olhava o seu nome

imaginava os momentos que a tinha nos braços

parecia ver seu sorriso, seu andar, seus traços

era como se ela estivesse ali presente

o peso da saudade agora me mata

o tempo me julga, me joga nessa vida ingrata

me faz sofrer por tê-la ferido, abandonado

me traz sempre aqui para cultuar seu nome

a vontade de viver foi embora, a paz me some

sou apenas um solitário sem rumo certo

como seria bom se o tempo voltasse

mesmo que com isso minha vida custasse

cultuo apenas meu anjo nesse momento

sou refém do tempo e suporto o sofrimento

por tê-la abandonado quando não devia

meu culto é para você, meu anjo querido

talvez um dia a você eu possa estar unido

(Publicado mo RL em 25/09/2012)

O ANJO BOM QUE MUDOU MINHA VIDA

Eu sempre fui uma pessoa de poucos recursos, saldando meus compromissos com muita dificuldade, às vezes “descobrindo um santo para cobrir outro”, mas nunca procurei levar vantagem em nada e nem subtrair aquilo que não me pertencesse. Eu acreditava que a vida era para ser vivida da maneira como pudéssemos, não importando se a pessoa tivesse dinheiro ou não.

Certo dia eu estava na cidade fazendo alguns pagamentos e resolvendo outros problemas quando o cansaço me bateu e para descansar as pernas me sentei num banco de praça, ficando a meditar um pouco. Próximo a mim existia um orelhão que começou a tocar. A praça estava quase deserta e eu fiquei desconfiado se alguém não estava querendo pregar uma peça. Olhei atentamente as redondezas e não vi ninguém suspeito, resolvendo atender ao telefone. Uma voz que não consegui identificar se era masculina ou feminina me cumprimentou e perguntou se eu estava disposto a cumprir uma tarefa. Achei engraçado e imaginei que se tratava de um trote, já pensando em desligar, mas a voz era tão melodiosa que decidi escutar. Me informou algumas dezenas me pedindo para fazer um jogo na loteria mais próxima. Como não estava com lápis e papel na mão, anotei na agenda do celular. Como para confirmar a voz me pediu que repetisse os números, o que fiz prontamente. “Agora tem uma coisa”, disse a voz intrigante, “você vai ganhar e ficar com apenas 10% do prêmio, devendo doar os 90% a uma instituição de caridade idônea”. Aquele fato me deixou bastante intrigado, porém resolvi atender. Entrei numa loteria e fiz o jogo solicitado. A voz não havia se identificado e fiquei no aguardo dos acontecimentos.

Quando conferi o jogo quase caí de costas, foi um susto muito grande, pois eu achava que aquilo tinha sido uma brincadeira. Os números conferiam com o resultado e o prêmio foi fabuloso, apesar de outras duas pessoas também terem acertado. A voz da ganância soprou no meu ouvido mas não dei importância, quis mostrar que cumpriria a minha palavra, mesmo sob os protestos da minha esposa. Fiz o que a misteriosa voz pedira, procurando uma instituição séria que ajudava pessoas e fiz a doação. Os 10% a mim destinados foram suficientes para resolver meus problemas financeiros, sobrando uma pequena reserva que depositei na poupança.

Passaram-se algumas semanas e lá estava eu circulando naquela mesma praça e vendo o bendito orelhão, que coincidentemente começou a tocar. Já fui imaginando que era aquela voz, aquela pessoa que me dera a sorte. Com efeito, para minha surpresa era a mesma voz, que novamente me informou novos números, novas dezenas para serem jogadas na loteria. Desta vez não impôs nada, apenas disse que tudo me pertenceria, o prêmio seria só meu, não precisaria fazer doação alguma. Fiz o jogo já esperando ganhar novamente na loteria, o que realmente aconteceu. Mesmo que aquela voz de anjo dissesse que o prêmio seria todo meu, decidi doar uma parte para outra instituição de caridade. Até hoje agradeço àquele anjo bom que mudou a minha vida e me fez ser uma pessoa muito feliz.

(Publicado no RL em 08/08/2012)

TEU ANJO

T e admiro desde o primeiro momento que a minha

.. retina captou a tua imagem.

E u não imaginava o desfecho que teria ao perceber

.. que uma sintonia nos uniria para sempre.

U ma onda de emoções nos envolveu, nos transportou

.. para o mundo da felicidade.

A creditei que o destino uniu nossas almas, nos fez

.. reféns um do outro, nos deu paz.

N ão quero jamais te perder, sou teu anjo a te proteger

.. de todas as dificuldades da vida.

J uro te amar por toda a eternidade, te fazer feliz

.. e mostrar que o meu amor valerá a pena.

O brigado ao destino que me fez te conhecer e ao tempo

.. por nos manter para sempre.

(Publicado no em 12/11/2014)

O ANJO QUE NÃO CONHECI

Eu não conhecia Cleo, diziam que ela era tão linda! Tinha um semblante angelical e era admirada por muita gente pelo seu modo de convivência moldado pela simpatia e pelo respeito. Tinha uma certa reserva, não era de se expor muito, seu contato maior era com a natureza, com os mais necessitados, era muito vista em hospitais e orfanatos fazendo caridades, tinha um profundo amor por aqueles que sofriam ou tinham dificuldades na vida para cuidar da família.

Filha de pais pobres dedicava seu tempo livre para a leitura, isso nas horas quando não estava na escola ou em suas visitas filantrópicas. Isso era o que as pessoas contavam nas cidades grandes e nos grandes centros populacionais, o que despertou a minha atenção. Resolvi então fazer uma visita ao lugarejo onde ela morava e vocês não imaginam a surpresa que tive.

Cerca de três horas de viagem até a cidadezinha de Cleo, não conhecia ninguém lá, me instalei numa pousada simples e depois saí em busca de informações. O que escutei das pessoas com quem tive contato foi o mesmo que se comentava na minha cidade, fui até um dos orfanatos e tive as melhores informações dessa moça, que devia ter em torno de vinte anos. Nesse dia me informaram que ela acabara de sair e que foi uma pena eu não tê-la visto. Já era tarde para ir até a casa dela, então deixei para o dia seguinte.

Amanheceu, após o café da manhã parti para a residência de Cleo, ficava numa área rural do lugarejo, mas consegui chegar lá depois de uma caminhada de alguns quilômetros. Fui muito bem recebido por um casal de camponeses, a humilde casa mostrava a pobreza em que viviam. Quando perguntei por Cleo eles demonstraram uma certa surpresa, assim como ficaram surpresos com a minha visita, pois dificilmente alguém ali chegava, eles que iam até o centro dessa cidadezinha quando precisavam comprar algumas coisas no armazém. Indaguei mais uma vez sobre a filha deles, o humilde senhor me apontou um retrato na parede onde a bela jovem aparecia sorridente. Agora para minha surpresa fui informado de que ela havia falecido há alguns anos e que eles não tinham conhecimento da presença dela na cidade praticando atos de caridade. "Minha filha era um anjo de pessoa" - disse o pobre homem, quase chorando junto com sua mulher. Saí dali impressionado com a história.

(Publicado no RL em 30/11/2019)

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 12/07/2022
Código do texto: T7557935
Classificação de conteúdo: seguro