MICROCONTO - JULIANA

Juliana estava largada no sofá de casa. Roupas de dormir e pantufa. O cabelo solto na frente do rosto dava um ar desleixado. Smartphone sobre o colo.

Ouviu a notificação característica do Twitter. Em meio as mais de oito mil curtidas e mais de novecentos comentários, algum desconhecido havia acabado de criticar sua postagem. “Vai cuidar da sua vida, idiota!” pensou ela, mas respondeu: “Não preciso da tua opinião, nem da de ninguém!”

Imediatamente todas suas postagens sumiram.

Perplexa, sentou-se no sofá, revirando seu histórico de publicações, mas estava vazio.

- Não acredito! – Falou em voz alta. – Mas o que foi que eu fiz?

Reiniciou seu aparelho, desinstalou e reinstalou o app e nada!

Levantou-se, foi até seu quarto e entrou em sua conta já logada, no notebook que pousara ligado. Nada! Tudo vazio como se tivesse acabado de criá-la.

- Ah, não! – suspirou carregada de ódio. Pegou novamente o smarphone. Foi até o perfil. Entrou em Central de Ajuda e abriu Ajuda com tweets ausentes. Uma mensagem apareceu na tela de seu aparelho:

- Seus tweets sumiram? Sim ou não.

Imediatamente ela clicou em sim.

- Deseja recuperá-los? Sim ou não.

Mais que depressa ela pressionou o sim novamente, como se sua vida dependesse daquele sim. Uma terceira mensagem apareceu:

- Por quê? Se você não precisa da opinião de ninguém! Quem não precisa da opinião de ninguém também não precisa postar nada!

- Ta de sacanagem! – Juliana vociferou. De repente inúmeras notificações apareceram no SMS, Whatsapp, Facebook, Twitter, Instagram, Telegram, Discord, Kwai, Tik Tok e mais uns 40 apps instalados que também subiam a mesma mensagem:

- Você foi banida do mundo virtual por tempo indeterminado!